Investir no conhecimento durante o tempo livre é essencial para estimular a criatividade, a memória e a concentração, seja na carreira, nos estudos ou na vida pessoal. Além disso, aprender algo novo nas férias ajuda a cultivar habilidades e expandir horizontes.
Livros sobre história, clássicos, obras para aprimorar as habilidades gramaticais ou até mesmo para o desenvolvimento de pequenos leitores, são ótimas oportunidades para conciliar o descanso e o aprendizado. Abaixo confira 10 títulos para expandir a sabedoria de forma descontraída.
A jornada do povo de Deus
Especialista em História do Brasil e pedagoga, Jandyra Cantú contextualiza os fatores históricos e políticos que moldaram a trajetória judaica no território brasileiro. Com base em dez anos de pesquisas, a escritora reconta a origem dos judeus de forma cronológica, desde a formação do povo hebreu e as 12 tribos de Israel, passando pelas Cruzadas e Inquisição, relembrando o período do Holocausto, até os dias atuais, com a continuidade de tradições, crenças e a força da identidade judaica ao redor do mundo.
Clara e Vincent
Artista central do movimento pós-impressionista, conhecido por sua capacidade de transmitir emoção através das cores e pinceladas, Van Gogh tornou-se uma figura popular. Contudo, nem sempre foi assim. Sua trajetória foi marcada por pobreza, relacionamentos fracassados e especulações sobre sua sanidade mental. Na contramão desses estereótipos, Sérgio Corrêa traz neste lançamento um olhar humanizado para um dos pintores mais ilustres da história, mergulhando nas emoções e na psique de Vincent.
Ana Preta
Cerca de 130 mil brasileiros perderam suas vidas durante a Guerra do Paraguai (1864-1870), sendo considerado um dos conflitos mais sangrentos da história do Brasil. Mas pouco se fala nos heróis e heroínas nacionais que lutaram bravamente, como é o caso de Ana Preta, mulher preta e pobre que teria a trajetória invisibilizada se não fosse o trabalho do escritor e jornalista J. Londe. Neste livro homônimo, o autor reconstrói a participação desta personagem que, ao lado do marido Zé Mulato, enfrentou as forças inimigas em prol do território brasileiro.
1968: Centelhas sob palha seca
O ano de 1968 marcou a história mundial, seja na França, com os movimentos estudantis do pós-guerra, ou no Brasil, em oposição à ditadura militar. É neste cenário que o escritor Edvaldo Silva apresenta Beatriz, uma jovem universitária brasileira de classe média alta que se apaixona por Thierry, rapaz negro e filho de imigrantes. Progressistas e dispostos a lutar contra as forças opressoras, eles se unem à célula 27 do MR8, liderado por Carlos Marighella, onde viverão uma história de amor e revolução.
A viagem do Beagle
Continua após a publicidade..
A bordo do HMS Beagle, Charles Darwin registrou observações que culminariam na Teoria da Evolução. A expedição, liderada pelo capitão Robert FitzRoy, buscava pesquisa científica e levava três indígenas da Terra do Fogo de volta à América do Sul. Esta edição integral traz o diário de Darwin, mapas originais e notas do pesquisador Héctor Palma, que analisa os impactos sobre os povos originários. Uma fascinante jornada com reflexões que mudaram para sempre as ciências naturais.
Vidas Secas + S. Bernardo
Considerado um dos melhores escritores regionalistas do país, Graciliano Ramos é autor de dois livros essenciais para se compreender o Brasil, especialmente a região Nordeste: “Vidas Secas” e “S. Bernardo”. De forma inédita, os dois títulos são lançados em edição única pelo selo Temporalis, da Citadel Grupo Editorial. A escrita concisa e direta do alagoano, que foi repórter de jornais no Rio de Janeiro e prefeito de Palmeira dos Índios (AL), intensifica a sensação de aridez, desesperança e amargura transmitidas pelos personagens.
Nossa gramática simplificada
Aprender gramática é essencial para uma comunicação precisa. O uso adequado das palavras possibilita transmitir ideias e pensamentos com maior embasamento, evitando ambiguidades e confusões, conforme aborda Luiz Antonio Sacconi nesta obra. Segundo o autor, boas habilidades gramaticais são cada vez mais fundamentais para o sucesso nos mais variados campos profissionais e desenvolvimento pessoal.
O Imortal Machado de Assis: Autor de Si Mesmo
Por meio de uma vasta pesquisa, o escritor e psicólogo Adelmo Marcos Rossi traz uma descoberta inédita: Machado de Assis teria criado uma psicologia conceitual antes mesmo de Sigmund Freud. Segundo o especialista, o narcisismo é um elemento central presente nos escritos machadianos sob outros nomes, algo que mais tarde seria estudado pelo fundador da psicanálise de forma acadêmica. Além disso, o autor reflete sobre a influência de Machado e Freud na sociedade contemporânea.
Mapeando a Bíblia
Por meio de mapas mentais ilustrados, o autor Philippe Azevedo propõe uma forma inovadora, didática e divertida de conhecer as Escrituras Sagradas. Cada mapa mental detalha os temas, personagens e os principais eventos da Palavra, passando pelos 65 livros da Bíblia, do Gênesis ao Apocalipse. Uma leitura recomendada a todas as idades, para complementar estudos ou ensinar nas escolas como forma de aprender a história antiga.
Educar sem surtar
Para quem adora aprender algo novo, este livro é um guia prático que combina neurociência e estratégias emocionais para criar crianças de forma saudável. Escrito pelo renomado Dr. Daniel Amen, médico especialista em psiquiatria infantil, o autor apresenta ferramentas para pais e educadores enfrentarem os desafios da educação com equilíbrio e confiança. Desde o fortalecimento de laços familiares até o manejo de situações como bullying e rivalidade entre irmãos, a obra ensina como unir amor, ciência e disciplina para preparar os jovens para a vida adulta.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.