A Substância e a Harmonização Orofacial
Confira a coluna desta semana da Cirurgiã-dentista Carolina Quadros.
Desde a década de 40 com a popularização do cinema, os padrões de beleza são ditados pelos atores e atrizes que influenciam as pessoas em uma saga pela aparência ideal. De Marilyn Monroe às blogueiras esses padrões foram mudando, guiados sobretudo pelo dinamismo da vida em rede. O filme A Substância, dirigido e roteirizado pela francesa Coraline Fargeat, aborda pelas lentes do suspense a crise de idade de uma apresentadora madura que se vê sendo substituída por conta da sua idade. Nesse ínterim ela se arrisca a utilizar uma substância misteriosa que promete trazer à tona a sua melhor versão.
A protagonista de 50 anos é vívida pela incrível Demi Moore no auge de seus 62 anos. A premissa por si só já é um desafio, afinal seria possível uma melhor versão de Demi Moore? Bom, aparentemente seria a atriz Margaret Qualley que tem metade da sua idade. É preciso entender que a crítica do filme é justamente tratar sobre como a indústria do entretenimento vê o envelhecimento e como esse etarismo resiste através do tempo. Por que envelhecer seria tão ruim? Principalmente para nós mulheres?
O envelhecimento não precisa ser um fardo, pelo contrário. No olhar da Harmonização Orofacial, o envelhecimento é um processo dinâmico e global que não pode se resumir a rugas e flacidez. Mas já que essas rugas naturalmente vão chegar e que a flacidez faz parte do nosso amadurecimento, por que não realizar um manejo delicado e requintado desse processo?
As substâncias que prometem sua melhor versão felizmente já existem e fazem isso sem ignorar a beleza do amadurecer, sem nos transportar de volta no tempo. Tornam-nos melhores não por que aparentamos mais jovens, mas por estarmos mais satisfeitas, seguras e completas. Da toxina botulínica até o bioestimulador de colágeno são inúmeras as opções que podem auxiliar no envelhecimento saudável e feliz, e pretendo tratar com muita responsabilidade sobre todas elas por aqui. Afinal, harmonizar está na sutileza e no reencontro consigo.
Continua após a publicidade..
Como cirurgiã-dentista atuando na Harmonização Orofacial (HOF) encontrei inspiração nos diversos depoimentos de pacientes que trazem o anseio de manejar o envelhecimento com delicadeza e sem medo dos excessos. Por vezes, são detalhes tão pequenos que passam despercebidos aos olhos dos outros, mas incomodam profundamente aquela pessoa, conversando com fragilidades bem íntimas. E é nesse ponto que a HOF é tão essencial, no trato do detalhe.
No filme pode até ser que Margaret Qualley seja a versão aprimorada, mas perfeita mesmo é Demi Moore que com seus 62 anos ainda serve um bom Striptease.
Viva o envelhecimento saudável!
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira