PH: Outubro já começou
E mais: Vereador não é figura decorativa
Outubro já começou
Com o início do mês de outubro, iniciamos também a contagem regressiva para a realização do maior evento social deste mês e deste fim de ano em São Luís.
O grande baile que irá celebrar os 55 anos de colunismo social deste Repórter PH será, realmente, uma noite de gala nos salões do Blue Tree Towers Hotel São Luís, no Calhau, para celebrar o Jubileu de Ametista de Jornalismo deste Repórter PH.
Nas rodas sociais da cidade, o baile virou assunto dominante. E é mais quem quer saber de detalhes dessa noite ambientada com um toque de classe e bom gosto pela designer Cintia Klamt Motta.
A programação musical, como todos já sabem, é inspirada nos embalos dos anos 80 do século passado, década que foi marcada pelos sucessos “dance” das grandes divas da música popular que invadiram as pistas de dança e faziam lotar casas noturnas do mundo inteiro.
Por se tratar de uma noite de gala, o traje pedido para os convidados é terno escuro para os homens e vestido longo para as mulheres.
Outubro já começou...2
Vale repetir: inspirada no icônico Studio 54, de Nova York, a pista de dança do Blue Tree para a noite de 25 de outubro está sendo chamada de Studio 55 do PH, em alusão a casas noturnas que marcaram os anos 80 em São Luís, tais como as efervescentes discotecas PH-33 e PH-83, criadas para homenagear este Repórter PH quando comemorou 33 anos de idade e, depois, quando iniciou o ano de 1983.
Depois de uma longa temporada cantando nas noites de Nova York, uma diva brasileira dos tempos modernos já está no Brasil e será uma das atrações da noite. O repertório dela passa pela era disco em que fizeram sucesso ícones como Glória Gaynor, que já esteve em São Luís e, mais recentemente levou o público à loucura no Rock in Rio 2024, a saudosa Donna Summer, que também se apresentou Blue Tree, além de Tina Turner, Diane Ross ou Aretha Franklin, para citar as cinco mais famosas.
Estão confirmadas, ainda, as presenças no palco de dois grandes DJs de prestígio nacional que irão pilotar as pick-ups com as músicas que marcaram aquela década no mundo.
Outubro já começou...3
Como já faz parte da tradição dos eventos com a grife da Coluna PH e do PH Revista, os nomes dos artistas que darão o toque musical ao Jubileu de Ametista deste Repórter PH na imprensa brasileira, só serão revelados na hora da festa.
O Jubileu de Ametista, é bom lembrar, tem o total apoio do Grupo Mirante, e deverá reunir também muita gente jovem na pista de dança, além dos casais mais tradicionais da sociedade maranhense, e convidados de todo o Brasil.
Estamos na fase decisiva das confirmações dos convidados do Grupo Mirante, cuja lista para a festa de 25 de outubro está sendo organizada por Tereza Martins, que, por sua vez, tem recebido indicações de novos nomes para enriquecer mais ainda a exclusiva seleção de convidados.
Quem ainda não confirmou deve fazê-lo o quanto antes, pois quando o espaço reservado para a festa estiver lotado, não mais aceitaremos confirmações.
Maranhense é destaque
A Profa. Dra. Ana Emília Figueiredo de Oliveira (UFMA) integra um seleto time de mulheres com legados relevantes para a saúde no Brasil.
Ela foi uma das homenageadas da exposição nacional “Dona Ivone Lara e Mulheres da Saúde”, em cartaz na sede do Ministério da Saúde em Brasília, numa iniciativa do Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS).
A mostra leva ao público um verdadeiro mergulho nas biografias e conquistas das ilustres homenageadas.
Além de textos sobre as biografias inspiradoras e seus respectivos feitos em prol da saúde no país, há também pinturas inéditas e exclusivas de cada homenageada, assinadas pelo coletivo de artistas NegroMuro.
Maranhense é destaque...2
A Dra. Ana Emília integra a mostra como destaque em Tecnologia e Inovação, o que faz jus aos seus incansáveis esforços nessas áreas.
Natural de São Luís, ela possui uma trajetória acadêmica impressionante, incluindo graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense, especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade Federal do Maranhão, mestrado e doutorado em Radiologia Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas, e pós-doutorado na University of North Carolina.
A Dra. Ana Emília Oliveira tem uma contribuição notável para a saúde, com diversas pesquisas de destaque e uma menção honrosa no International Association for Dental Research.
Em 2009, foi uma das fundadoras da Academia Maranhense de Ciências (AMC), destacando seu papel fundamental no avanço do conhecimento e das práticas na área da saúde.
Biblioteca Digital
A Faculdade de Negócios Faene, instituição localizada no bairro Angelim, firmou parceria com uma das mais importantes plataformas de biblioteca digital do mundo. Trata-se da Plataforma A, que reúne o conteúdo digital do Grupo A e seus selos editoriais: Artmed, Bookman, Penso, Artes Médicas, McGraw-Hill e Sagah.
Colaboradores, alunos e professores da Faene poderão ter acesso rápido a conteúdos científicos e profissionais de alto padrão onde e quando precisarem. A biblioteca reúne obras e autores de referência nacional e traduções de bestsellers internacionais. A navegação é rápida, simples e intuitiva, com acesso via computador, celular ou tablet. Os títulos são encontrados com mais agilidade.
DE RELANCE
A campanha passou rápida
Passou tão rápido que, quando vimos, já chegou outubro e com ele a eleição dos prefeitos e vereadores.
Quem acompanhou atentamente os debates, as entrevistas e, principalmente, a propaganda eleitoral, deve estar com a sensação de que todos os problemas da sua cidade serão resolvidos nos próximos quatros, não importando quem vença a eleição.
Eleitor de São Luís desde que fiz meu primeiro título, só pude votar para prefeito em 1985. A capital era então “área de segurança nacional” e a ditadura não permitia que os prefeitos fossem escolhidos no voto.
Participo de coberturas eleitorais desde os anos 70. Sou o que se pode chamar de “gato escaldado”. Tenho uma espécie de detector de promessas furadas e por isso posso assegurar: em São Luís, quem vencer não conseguirá cumprir nem metade do que prometeu.
No passado a gente sugeria ao eleitor para recortar e guardar as promessas. Hoje é mais fácil: dá para montar um arquivo e deixar na nuvem. Me cobrem se daqui a quatro anos os candidatos à eleição de 2028 não estiverem repetindo as mesmas promessas de hoje.
O fato de me incomodar com as promessas vazias não me faz desacreditar do processo eleitoral. Não conheço ninguém melhor para escolher o prefeito e os vereadores do que Sua Excelência, o eleitor. Por isso, meu desejo para o próximo domingo é que você, que mora em qualquer município do Maranhão (ou do Brasil), faça uma escolha da qual não precise se arrepender depois.
Vereador não é figura decorativa
Se é verdade que quase todo mundo já escolheu seu candidato (a) a prefeito (a), o mesmo não se pode dizer dos vereadores.
É provável que se você mora numa cidade com mais de 100 mil habitantes – caso de São Luís – esteja um pouco perdido sobre em quem votar.
Eu considero a eleição de vereador tão importante quanto a de prefeito.
Por isso, não dá para levar na brincadeira, como parecem fazer alguns partidos, autorizando candidaturas bizarras, com apelidos jocosos, só para chamar a atenção.
Para saber quem concorre na sua cidade entre no site da Justiça Eleitoral e confira. Depois pesquise a biografia. Há pessoas qualificadas disputando essas vagas. E há também os oportunistas, os que só sabem gritar, os aproveitadores.
Não é fácil separar o joio do trigo, mas é possível e necessário.
Eleições e transporte
O prefeito de Belém do Pará, Edmilson Rodrigues, saiu na frente e assinou decreto determinando a gratuidade no transporte público da cidade no próximo domingo, 6 de outubro, dia do primeiro turno das eleições municipais.
A medida, já tomada em eleições passadas, e que poderá muito bem ser seguida por São Luís e outras cidades, é para facilitar o acesso dos eleitores aos locais de votação. As catracas ficarão liberadas de 4h às 23h59.
O prefeito também determinou que as empresas responsáveis pela gestão da frota mantenham a mesma frequência de viagens dos dias úteis.
Trabalho decente
A Companhia Vale apresentou na semana passada, a representantes das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego do Maranhão, Pará, Minas Gerais e Espírito Santo, um panorama das ações desenvolvidas nas áreas de relacionamento com comunidades, sindicatos, saúde, segurança, meio ambiente e gestão de barragens.
O encontro faz parte da “Caravana do Trabalho Decente” e a ideia é promover um diálogo entre as superintendências, a empresa e suas terceirizadas para que todos pratiquem os conceitos de trabalho decente e sustentável.
Continua após a publicidade..
Novo calendário lunar
A Lua nova de quarta-feira (2) marcará o início de um novo calendário lunar. Às 15h49min começa o ciclo de outubro, com o satélite natural da Terra em sua fase nova – momento em que a Lua é vista durante o dia. No ciclo do mês, ainda está prevista a penúltima superlua de 2024, visível entre a noite de 16 e a madrugada do dia 17 de outubro.
Um mês lunar tem 29,5 dias. Neste período, a Lua passa por quatro fases, definidas de acordo com seus movimentos em torno da Terra, de translação do Sol e rotação dentro do seu próprio eixo.
Os estágios – nova, crescente, cheia e minguante – indicam a posição do astro e o nível de visibilidade a partir da Terra.
A penúltima superlua
O fim da noite do 16 de outubro será iluminado pela penúltima superlua deste ano, fenômeno que se estenderá pela madrugada do dia 17. Neste período, a Lua tende a estar 15% maior e 30% mais brilhante que o comum.
A superlua ocorre quando a fase cheia da lua coincide com seu perigeu, momento em que o satélite natural atinge a menor distância da Terra. O fenômeno é resultado desta aproximação, que varia dentro do ciclo lunar devido ao movimento elíptico que a Lua realiza ao redor da Terra.
A superlua vai atingir seu ápice por volta das 5h26min da madrugada de 17 de outubro, mas admite-se que poderá ser mais visível durante a noite do dia anterior. O fenômeno desta data também é conhecido como “Lua do Caçador”, um nome histórico associado às tradições agrícolas dos povos indígenas norte-americanos, que aproveitavam a luz da lua cheia nesse período para caçar antes do inverno chegar.
Divergências entre pesquisas
Por mais importantes que sejam para nortear as campanhas – e por isso os principais partidos contratam pesquisas quantitativas e qualitativas – os resultados divergentes desnorteiam candidatos e eleitores. As duas últimas pesquisas sobre a eleição em São Luís são o exemplo dessas distorções, comuns em campanhas eleitorais pelo mundo afora.
Se em São Paulo os levantamentos estão coerentes dentro da margem de erro, mostrando Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) à frente de Pablo Marçal (PRTB), em São Luís as pesquisas mostram resultados totalmente incompatíveis.
Como não lhe interessa propagar a ideia de vitória no primeiro turno, para não desmobilizar os militantes nem enfrentar a sensação de derrota se for para o segundo turno, o prefeito Eduardo Braide, que lidera todas as pesquisas divulgadas, não explorou o resultado.
STF rejeita recurso
O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou na sexta-feira a sessão em plenário virtual que avaliava dois recursos contra a “revisão da vida toda” de aposentados do INSS, uma causa com potencial impacto bilionário nas contas do governo. O placar final ficou em sete votos contrários e quatro favoráveis aos recursos.
Com a decisão, a Corte veda a revisão de aposentadorias de trabalhadores que começaram a contribuir antes do Plano Real, em 1994, e se aposentaram após 1999.
A tese que dava sustentação à “revisão da vida toda” era a de que o aposentado tinha direito a optar pela regra que fosse mais vantajosa para ele: seja a regra da transição, que contabilizava os salários a partir de 1994, seja a regra geral, que considerava toda a vida contributiva.
Desde o dia 20, quando a sessão virtual foi iniciada, já havia um placar majoritariamente contrário aos recursos apresentados pelo Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM).
STF rejeita recurso...2
Além do relator, ministro Kassio Nunes Marques, os ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso votaram para negar os recursos. O ministro Alexandre de Moraes abriu divergência a favor dos aposentados e foi seguido por Edson Fachin, Dias Toffoli e André Mendonça.
Os recursos, chamados de embargos de declaração, pleiteavam modulação da decisão proferida pela Corte em março contra a “revisão da vida toda”.
Para o ministro relator, Kássio Nunes Marques, não cabe modulação de efeitos para preservar o direito à revisão das aposentadorias a quem já tinha ações ajuizadas antes do julgamento. Ele foi seguido por seis ministros da Corte.
A integridade do sistema previdenciário foi um dos pontos destacados nos votos dos ministros que votaram pela anulação da tese
Debate sobre o celular nas escolas
Deve ganhar corpo a partir deste mês o debate sobre a proibição do uso de smartphones pelos estudantes nas salas de aula no Brasil.
O país tarda a enfrentar essa discussão. A possibilidade de revisitar o tema a fundo se dará pela intenção do Ministério da Educação de enviar ao Congresso um projeto de lei prevendo o banimento dos aparelhos nos espaços de aprendizagem.
Um dos objetivos é dar respaldo legal às escolas públicas e privadas que pretendam seguir por esse caminho.
As restrições aos celulares no ambiente escolar, em alguns casos até nos horários de recreio, têm sido adotadas por crescente número de governos.
Um relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) sobre o tema aponta que um em cada quatro países já optou pelo veto aos smartphones durante as aulas, com exceções, como o uso monitorado para fins pedagógicos. A própria Unesco recomenda a limitação.
Debate sobre o celular nas escolas...2
A principal motivação para a proibição dos aparelhos é a distração que causa nos alunos, com reflexos no aprendizado.
Várias pesquisas confirmam os efeitos nocivos. Outro estudo, do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), trouxe resultados que confirmam a preocupação.
Estudantes que passavam mais tempo absortos nas telas, com a atenção capturada por redes sociais e aplicativos de mensagens que a todo momento disparam notificações, prestavam menos atenção ao conteúdo ministrado pelos professores.
Como consequência, tiveram notas mais baixas no teste.
Debate sobre o celular nas escolas...3
No Congresso, o consenso a ser produzido deve ser o resultado de uma ampla discussão, com a consulta a especialistas com diferentes visões, autoridades e organizações da sociedade civil, para que os múltiplos aspectos sejam sopesados.
Há, inclusive, educadores que têm dúvidas razoáveis em relação às consequências de um banimento abrupto. Não pode ser desconsiderado que tecnologia também é um instrumento que, bem utilizado, está a serviço do ensino.
Ao que parece, há concordância até mesmo nas alas mais politicamente opostas no parlamento de que algo precisa ser feito.
Se as evidências científicas confirmam que o uso desmedido de smartphones em sala de aula obstaculiza a aprendizagem, é mandatório buscar soluções. Ainda mais no Brasil, onde educação é um gargalo limitador do desenvolvimento.
Para gravar na pedra:
“E eu, que estou de bem com a vida, creio que aqueles que mais entendem de felicidade são as borboletas e as bolhas de sabão e tudo que entre os homens se lhes assemelhem”. De Friedrich Nietzsche.
TRIVIAL VARIADO
Não são poucos os maranhenses que afirmam ter perdido dinheiro nos últimos 12 meses em algum crime cibernético, como clonagem de cartão, fraude na internet ou invasão de contas bancárias.
O percentual é um ponto percentual acima da média nacional, que foi de 24%. A maior incidência, 27% do total, está na faixa entre 16 e 29 anos. Já as pessoas com 60 anos são 16% das vítimas desse tipo de crime.
Eis aí mais um dado do Panorama Político 2024, do DataSenado em parceria com a Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados, empresa da FSB Holding.
O levantamento foi feito entre os dias 5 e 28 de junho. Foram entrevistados 21.808 brasileiros de todas as 27 unidades da Federação.
Escassez hídrica - A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) declarou situação crítica no rio Xingu, que abriga a usina de Belo Monte.
Luz elétrica - A conta de energia dos brasileiros vai ficar mais cara a partir de hoje, quando será acionada a bandeira vermelha patamar 2.
Governo federal vai endurecer regras para o mercado das bets, O ministro Fernando Haddad afirmou que entre 500 e 600 sites irregulares serão derrubados. Outras frentes são proibição do uso de cartão de crédito e do cartão Bolsa Família e maior vigilância sobre a publicidade.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira