Pergentino Holanda: Encontro de amigas em São Paulo
E mais: Maracanã no Sesc
Mais novo Cidadão Maranhense
A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão realizará uma Sessão Solene nesta quinta-feira para a outorga do Título de Cidadão Maranhense ao presidente da Fecomércio-MA, Maurício Aragão Feijó.
Proposta pelo deputado estadual Francisco Nagib e aprovada por unanimidade, a homenagem reconhece a significativa contribuição de Maurício Feijó ao estado, tanto como empresário quanto como líder do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.
A outorga do Título de Cidadão Maranhense reflete o respeito e admiração da comunidade e das autoridades pela trajetória de Maurício Feijó e seu impacto positivo para o desenvolvimento do Maranhão.
Familiares, amigos e colaboradores do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac estarão presentes para prestar homenagem ao empresário que tem dedicado sua vida ao progresso do estado.
Mais novo Cidadão Maranhense…2
Nascido em Sobral, Ceará, em 1947, Maurício Aragão Feijó mudou-se para São Luís aos 20 anos de idade com planos de cursar Engenharia, mas acabou destacando-se no empreendedorismo.
Em 1969, fundou a M Feijó Cia. Ltda., empresa de vidraçaria, e ao longo das décadas, lançou outras dez empresas, incluindo a Marajó Empreendimentos do Maranhão Ltda., gestora do Shopping Marajó.
Sua carreira abrange o comércio varejista e atacadista, fortalecendo sua presença nos setores de materiais de construção, alumínio, iluminação, móveis e vestuário.
Mais novo Cidadão Maranhense…3
Em 2001, Feijó entrou na Fecomércio-MA e, em 2004, já presidia o Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico. Em 2022, foi eleito presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e diretor da Confederação Nacional do Comércio.
Maurício também participa do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, do Conselho Consultivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís, e já integrou a diretoria da Associação Comercial do Maranhão.
Atualmente, lidera o Conselho da Ordem do Mérito Comercial do Maranhão.
Grande paralisação lunar
Fenômeno raro vai fazer a lua 'parar' nesse fim de semana!
O fenômeno que não acontece há quase 20 anos poderá ser observado no céu nesta semana. É o lunistício ou ‘grande paralisação lunar’, evento que faz a lua passar mais tempo no céu.
Isso acontece quando as inclinações da lua e da Terra estão no ponto máximo, que será na próxima sexta-feira (21), coincidindo com o solstício de inverno no hemisfério sul e de verão no hemisfério norte.
Na ocasião, a lua irá nascer no ponto mais a nordeste do horizonte e irá se pôr na posição mais a noroeste. Dessa forma, ela passará mais tempo no céu do que o habitual.
Grande paralisação lunar...2
O fenômeno, no entanto, não será possível acompanhar do Brasil, pois somente habitantes do Hemisfério Norte poderão visualizá-lo.
Um dos locais mais propícios é o monumento pré-histórico Stonehenge, no interior da Inglaterra. No local já são aguardados milhares de turistas na sexta-feira.
Cientistas investigam, inclusive, se há alguma ligação entre a “grande paralisação lunar” e a própria construção de Stonehenge.
Há hipóteses de que quem construiu a estrutura teria conhecimento sobre o fenômeno no céu e por isso teria feito o local de forma que a linha se alinhe às pedras quando o fenômeno ocorre.
Grande paralisação lunar...3
A observação do lunistício depende da latitude em que a pessoa está e por isso pode não ser visível em diferentes pontos.
Também por conta dessa condição, a paralisação lunar pode ser observada em outros dias, se estendendo até o próximo ano.
Como o lunistício ocorre? A inclinação da trajetória da lua tem uma inclinação diferente dos demais planetas e asteroides do sistema solar, que orbitam em um plano que se chama eclíptica.
Como a Terra gira em torno de um eixo inclinado a 23,4 graus em relação a esse plano, a lua tem inclinação de somente 5,1 graus em relação à ele.
Por conta disso, os pontos de nascer e por da lua variam em 57 graus durante o ano. Na inclinação máxima dos dois corpos celestes, Lua e Terra, ocorre a grande paralisação lunar, com o nascer e por da lua atingindo seus pontos mais extremos no horizonte.
DE RELANCE
Jornada de Medicina da UNDB
A II JOMED / Jornada de Medicina da UNDB, promovida pelo Curso de Medicina do Centro Universitário UNDB reuniu acadêmicos, professores e renomados profissionais da área da saúde no debate das diversas especialidades médicas.
Continua após a publicidade..
Nesta segunda edição a JOMED teve como tema central “Da Tradição à Inovação: Integrando Corpo e Mente para um Vida Plena” e segundo o Coordenador do Curso de Medicina da UNDB Prof. Dr. Ivan Figueiredo, o evento contou com palestras locais e nacionais dos especialistas mais renomados, além de apresentações de trabalhos e palestras científicas e oficinas práticas, em uma rica programação.
A palestra magna de abertura da II JOMED foi proferida pelo conceituado cirurgião de cabeça e pescoço Dr. Flávio Hojaij (USP) sobre “A Importância da Anatomia para a Prática Clínica”. O médico do Hospital das Clínicas e professor do Hospital das Clínicas da USP deixou como mensagem de sua apresentação a importância básica da anatomia humana na formação de profissionais mais completos e de alto profissionalismo.
Com didática diferenciada, o Dr. Flávio prendeu a atenção da plateia com dinâmicas como quizz, e demonstrou em todos os momentos o seu declarado “caso de amor” para com a medicina.
Jornada de Medicina da UNDB…2
Encerrando a programação no dia 15 de junho, os convidados foram o Dr. Raimundo Araújo Gama, que palestrou sobre “O Vírus da Hepatite C – Passado, Presente e Futuro”.
Ele que é maranhense radicado em São Paulo, é referência na área de Gastroenterologia e Hepatologia, e professor da Escola de Medicina da UNIFESP.
Em seguida, foi a vez do Dr. Milton de Arruda Martins palestrar sobre “O Futuro da Educação das Profissões de Saúde”. Dr. Milton é professor da Faculdade de Medicina da USP, Diretor do Serviço de Clínica Geral do Hospital das Clínicas (SP), além de Presidente da Comissão de Graduação da FMUSP.
Falso alerta
O debate sobre o fim da saidinha de presos em datas festivas gerou uma nova fake news que tem sido distribuída em larga escala por meio de aplicativos de mensagens.
Para gerar pânico, a fake news é de que 50 mil presos seriam colocados nas ruas, causando caos às cidades.
O material distribuído “informa” que como essa será a última saidinha, os presos não voltarão para as casas penais.
Muita gente de boa-fé tem compartilhado o falso alerta que pede que as pessoas evitem sair de casa nesta semana.
Henrique e Juliano na Arena
É nesta sexta-feira um dos shows mais esperados da temporada na Arena Castelão, espaço montado pelo governo estadual no estacionamento do Estádio Castelão.
Trata-se da dupla sertaneja Henrique e Juliano, uma das mais famosas do gênero no Brasil.
O governo explica que separou a festa em dois momentos, sendo que o Arraial do Ipem, no Calhau, ficou exclusivo para as apresentações dos grupos folclóricos e artistas locais, indo até o dia 14 de julho.
Maracanã no Sesc
O Boi de Maracanã, uma das manifestações folclóricas mais aplaudidas da temporada, se apresenta nesta sexta-feira no Arraial Balaio de Sotaques, no Sesc Deodoro, na Praça Deodoro, e no Sesc Olho d'Água, no bairro de mesmo nome.
A primeira apresentação será às 21h e a segunda, às 23h.
O batalhão é o mais numeroso dos grupos de bumba meu boi do Maranhão, reunindo cerca de 400 brincantes com indumentárias, sendo que, com as mutucas (pessoas que acompanham os grupos folclóricos nas noites de São João), chegam a quase mil.
Para escrever na pedra:
“Não se abale com as críticas, você é muito maior do que aqueles que querem te atingir”.
TRIVIAL VARIADO
Milhas - STJ decide que companhias aéreas podem impedir a venda de milhas obtidas em programas de fidelidade a terceiros.
Prazo – Ontem foi o último dia para candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 pagarem os R$ 85 da taxa de inscrição.
Representantes de sindicatos de médicos de todo o Brasil se reúnem em Belém, nos dias 28 e 29 de junho, para o Congresso Acadêmico Sindical da Federação Médica Brasileira.
Tome nota: na pauta, temas como direito médico e bioética, formação profissional e participação sindical.
CCJ do Senado aprova projeto que libera cassinos, bingos e jogo do bicho no Brasil. Proposta, que já passou pela Câmara, segue para votação no plenário da Casa.
Tem mais: o texto marca o fim de uma proibição que vigora desde 1946.
Em meio aos desafios da crise climática, uma boa notícia para o RS: o azeite Blend Exclusivo da Estância das Oliveiras, conquistou o prêmio de melhor do Hemisfério Sul na categoria. Foi no concurso mundial EVO IOOC Italy.
Polêmica: o Supremo Tribunal Federal (STF) vai retomar hoje o julgamento sobre porte de drogas para consumo próprio.
Ranking: com a manutenção da Selic em 10,50% ao ano, divulgada ontem, o Brasil é o país com o segundo maior juro real do mundo.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira