A Mostra Difusão é uma das atrações da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, com programação gratuita. Até 17 de abril, os pontos de exibição apresentarão 18 filmes. No Maranhão, as exibições acontecem em Santa Rita, no Instituto Cresça de Desenvolvimento Socioambiental, e em São Luís, no ponto de cultura Re(o)cupa.
Com o tema "Vencer o ódio, semear horizontes", a 13ª Mostra é realizada pelo Ministério da Cultura e Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense e produção local do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Maranhão.
Os filmes abordam os direitos de negros, mulheres, idosos, crianças, pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIAPN+, dentro das pautas da 13ª Mostra, dividida em quatro programas.
Programas
Continua após a publicidade..
“Raízes” exibe “Travessia”, de Safira Moreira, “Filha Natural”, de Aline Motta, “Nossa mãe era atriz”, de Renato Novais e André Novais Oliveira, “Mãri Hi – A Árvore do Sonho”, de Morzaniel Ɨramari, “O que pode um corpo?”, de Victor Di Marco e Márcio Picoli, e “A poeira dos pequenos segredos”, de Bertrand Lira.
“Frutos” apresenta “Um Filme de Verão”. Já o programa “Sementes” traz “Ribeirinhos do Asfalto”, de Jorane Castro, “Adão, Eva e o Fruto Proibido”, de R. B. Lima, “Nossos espíritos seguem chegando”, de Kuaray Poty (Ariel Ortega) e Bruno Huyer, “Me farei ouvir”, de Bianca Novais e Flora Egécia, e “Escrevivência e Resistência: Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo”, de Renato Barbieri e Juliana Borges.
A sessão “Homenagem” tem dois filmes de Silvio Tendler, o cineasta homenageado nesta edição: “Nas Asas da Pan Am” e “A Bolsa ou a Vida”.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira