Carnaval 2024

Bicho Terra está pronto para os circuitos de folia com novidades

Bloco mais famoso do Maranhão tem seis novas músicas para o Carnaval, bem como o décimo segundo integrante da trupe: Bicho Buriti.

Evandro Júnior / Na Mira

Atualizada em 07/02/2024 às 11h12
Bicho Terra é o mais famoso e popular bloco de rua do Maranhão

SÃO LUÍS - O mais famoso bloco popular do Maranhão sempre tem cartas nas mangas. O Bicho Terra, que está mais do que pronto para a folia deste ano, levará seis novas músicas para os circuitos da Avenida Litorânea e Cidade do Carnaval, bem como seu mais novo integrante: o Bicho Buriti.

O Bicho Buriti é, principalmente, uma homenagem ao artesanato do município turístico de Barreirinhas, local onde são produzidas as indumentárias originais do grupo, todas confeccionadas em palha de buriti.

Novo integrante do Bicho Terra: Bicho Buriti

Os foliões poderão cantar em alto e bom som as seis novas canções que já estão fazendo sucesso. São elas: ‘Mistura de Ritmos’ (Chicão), ‘Tô de Bobeira’ (Betto Pereira), ‘Patá’ (Josias Sobrinho e Betto Pereira), ‘Bicho da Paz’ (Joãosinho Ribeiro), ‘Buritizal’ (Bulcão) e ‘A Ôla!’(Luiz Bulcão). Os ritmos são os mais variados e todas trazem uma mensagem com irreverência. 

Os arranjos são de Gordo Elinaldo e as interpretações ficam a cargo dos cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão. As novas canções somam-se aos outros sucessos do grupo, a exemplo de músicas-chicletes como “Gostosa”, “Costela de Adão”, “Bicicleta”, “Galera” e “Vou passear”, as quais figuram entre os hinos do Carnaval do Maranhão.

Grupo animará os circuitos e estará, também, em festas de clubes, entidades e no interior do estado

Segundo José Pereira Godão, diretor artístico da Companhia Barrica, ao longo de 35 anos de existência, o Bicho Terra vem cumprindo sua missão de festejar o Carnaval com muita alegria e uma mensagem de amor à natureza e, principalmente, em favor de sua preservação. Este ano, um dos focos é destacar a beleza da palmeira amazônica (buriti), que está desde o princípio conectada à história dessa manifestação cultural.

“Todo o nosso projeto é contextualizado a partir da nossa crença de que é possível influenciar outras pessoas a preservarem o que Deus nos deu. A natureza é nossa maior riqueza e, sem ela, nada somos. O Bicho Terra é a própria natureza e nós, bem como nós, seus filhos, que dela viemos e para ela retornaremos, como pó. Logo, fazemos um Carnaval- mensageiro de tudo aquilo que acreditamos, nos mantendo fiéis às nossas raízes culturais”, diz Godão.

A sensação da temporada do bloco que arrasta multidão por onde passa, com suas músicas contagiantes, indumentária original, coreografias com muito remelexo e muita alegria, é o Bicho Buriti, que é o décimo segundo integrante dessa grande família, que só cresce e irradia muita luz com suas cores fortes.

O primeiro a nascer foi o Bicho da Mata (verde), seguido do Bicho Primata (vermelho), Bicho Felino (laranja), Bicho d'Água (azul), Bicho Ovo (amarelo e branco), Bicho Juçara (roxo), Bicho Primavera (rosa), Bicho Maranhanguara (preto), Bicho Louva-a-Deus (verde-cana), Bicho Mamãe (todas as cores) e Bicho Luz (amarelo, laranja e vermelho). 

Circuitos

Continua após a publicidade..

Todos os integrantes e a banda do Bicho estão prontos para dar seu recado nos circuitos da Avenida Litorânea e Cidade do Carnaval, bem como em clubes como Caixa Econômica, Sesc, Sesi e, também, no interior do estado, em várias cidades, entre elas, Bequimão e São Bento.

“Nós estamos recebendo vários convites para abrilhantar a festa tanto na capital quanto no interior do estado. Sem dúvida alguma, será uma maratona, até porque a agenda ainda está aberta. Mas a nossa maior alegria é poder participar desta majestosa festa popular do Brasil, que é o Carnaval”, finaliza José Pereira Godão.  

 

 

 

 

 

 

 

  •  

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.