Cinema

Greta Gerwig, diretora de "Barbie", irá presidir júri da 77ª edição do Festival de Cannes

A cineasta se torna a primeira mulher americana a presidir o júri do aclamado festival de cinema francês.

Na Mira

Atualizada em 14/12/2023 às 11h26
Greta Gerwig irá presidir júri do Festival de Cannes. (Foto: Clement Pascal/The New York Times)

MUNDO - Greta Gerwig, diretora de "Barbie", será a nova presidente do júri do Festival de Cannes. A organização do evento, cuja 77ª edição será realizada em maio de 2024, anunciou o nome da cineasta nesta quinta-feira (14) por meio de um comunicado que a descreve como “uma heroína dos nossos tempos modernos” que abalou o “status quo”.

A diretora, que também é atriz e argumentista, disse ao portal Deadline que está surpresa e emociada. "Eu amo filmes - amo fazê-los, amo assistí-los, amo falar sobre eles. Como cinéfila, Cannes sempre foi a epítome do cinema como linguagem universal... Estar naquela posição de vulnerabilidade, em uma sala lotada de estranhos, assistindo a um filme novo, é minha sensação preferida."

"Mal posso esperar para descobrir quais jornadas nos aguardam no Festival do ano que vem", afirmou Gerwig.

"Esta é uma escolha óbvia: Greta Gerwig é a encarnação da renovação do cinema mundial, movimento do qual Cannes quer continuar sendo o pioneiro. Além da sétima arte, ela também representa uma era que está quebrando barreiras e misturando gêneros, assim elevando os valores da inteligêcia e do humanismo", disse a presidente do Festival de Cannes, Iris Knobloch, e o delegado geral Thierry Frémaux.

Continua após a publicidade..

A cineasta se torna agora a primeira mulher americana a presidir o júri do prestigiado festival de cinema. Ela também é a primeira mulher a exercer a função desde Cate Blanchet, em 2018.

Além disso, o Festival de Cannes não contava com uma presidente tão jovem desde 1966, quando era chefiado pela atriz italiana Sophia Loren, então com 31 anos. Gerwig está com 40 anos.

Greta Gerwig é diretora de filmes como "Barbie" (2023), Little Women (2019) e “Lady Bird” (2017). Atualmente, ela está trabalhando em uma adaptação de "Crônicas de Nárnia" para a Netflix. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.