CULTURA

Boi de Santa Fé encerra temporada histórica com Ritual de Morte do Boi e homenagens culturais

Durante este ano, o Boi de Santa Fé teve mais de 50 apresentações em arraiás e eventos juninos, levando a magia do Bumba Meu Boi a todo o Maranhão.

Na Mira, com informações da assessoria

Bumba Meu Boi de Santa Fé. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A magia e tradição do Bumba Meu Boi se unem neste domingo (8), a partir das 17h, no Ritual de Morte do Boi de Santa Fé, que ocorre em sua sede, localizada no Bairro de Fátima. 

Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão, reconhecido como patrimônio da humanidade em dezembro de 2019, segue um ciclo específico composto por ensaios, batismo, apresentações públicas e o ritual de morte, marcando o encerramento de um período para renascer no ano seguinte.

A temporada de 2023 do Boi de Santa Fé foi histórica, celebrando não apenas os 35 anos de dedicação do grupo na preservação dessa riqueza cultural, mas também homenageando o mestre Zé Olhinho, fundador do boi, que completou 80 anos de vida.

Continua após a publicidade..

Durante este ano, mais de 50 apresentações encantaram o público nos arraiás e eventos juninos, levando a magia do Bumba Meu Boi a todo o Maranhão. Além disso, o grupo realizou a terceira edição do projeto "Raízes do Bumba Meu Boi da Baixada", que busca preservar a autenticidade do sotaque da Baixada Maranhense nas cidades da região. A edição de 2023, realizada em Olinda Nova, reuniu mais de 5 grupos de Bumba Meu Boi em uma celebração emocionante em praça pública.

O Boi de Santa Fé também promoveu a primeira edição do projeto "Oficinas de Transmissão de Saberes: os bordados do diamante brasileiro", como parte da programação oficial do Mobiliza São Luís. Nesse projeto, os bordadores do boi ministraram oficinas de bordado e compartilharam essa tradição com 30 participantes, com todas as vagas esgotadas.

Adriano Andrade, coordenador do boi, destaca que todo esse trabalho é resultado do planejamento e dedicação de toda a diretoria, brincantes e parceiros do grupo: “Somos uma família, a família Santa Fé. Todo esse trabalho é realizado por nós com amor, dedicação e respeito à nossa cultura, e resultou nesta temporada especial de 35 anos do nosso boi, com muitas apresentações e a realização de dois projetos significativos”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.