Pergentino Holanda: De Poeta para Poeta
E mais: Espera de contrapartida do centrão
De Poeta para Poeta
O poeta Luis Augusto Cassas depositou, hoje, três rosas brancas aos pés da estátua de Antonio Gonçalves Dias, no Largo dos Amores.
O gesto amoroso, rico de simbolismo, de poeta para poeta, foi realizado no dia 8 de setembro, data dos 411 anos da fundação de São Luis.
Neste ano de 2023, o Maranhão celebra o bicentenário de nascimento de Gonçalves Dias, o Poeta da Raça, na precisa instrumentação verbal dos romancistas Machado de Assis e José de Alencar, que foram epígonos de sua época.
De Poeta para Poeta...2
O entrecruzamento dessas duas datas revela a potenciação poética da aproximação entre o poeta contemporâneo e o grande poeta romântico e nosso grande clássico.
Cassas morou durante muitos anos na Rua das Hortas, próximo ao Largo dos Amores, onde floresceu para a poesia.
Lá, teve certamente seu imaginário modulado pela reverberação da grande lírica amorosa e indigenista de Antonio, inspirando o DNA da altura e dos ventos de São Luis, que trazem noticias de Atins, e onde erguem-se ricas palmeirais imperiais, que perpassam sua obra.
De Poeta para Poeta...3
Acredita-se que esse gesto de Cassas abre o sinal para lançamento de cinco obras suas em nossa cidade. São elas: República dos Becos e Novos Poemas; Quatrocentona: Código de Posturas e Imposturas Líricas de São Luis do Maranhão; Cotidiano, o Sagrado; Uma Bota Para Netuno; e o comentado Titanaic-Boulogne: A Canção de Ana e Antonio, em sua nova edição, 25 anos depois.
A obra, também em verso, é uma alegoria pós-moderna do naufrágio romântico de Gonçalves Dias com Ana Amélia.
Os lançamentos deverão acontecer no Convento das Mercês, em finais de novembro.
O exemplo dos paraenses
A torcida do Pará está chamando atenção do Brasil inteiro pela forma como está recepcionando os atletas da Seleção Brasileira de futebol, que estreia hoje à noite contra a Bolívia nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
A estrutura oferecida para os jogadores, o clima especial que os torcedores estão criando na frente do hotel onde o elenco está hospedado, e no Estádio Olímpico, durante os treinos, já foram alvos de comentários dos jogadores, da comissão técnica e até dos jornalistas de fora do Estado que estão cobrindo a Seleção na capital paraense.
E não é para menos: a última apresentação da Seleção Brasileira de futebol naquela cidade foi há 12 anos, em 2011, quando o Brasil venceu a Argentina por 2 a 0, pelo clássico das Américas.
Agora, o Mangueirão, com uma estrutura nova, aguarda um público estimado em mais de 45 mil pessoas.
Brasil nas eliminatórias
Há quem pense na conquista do Mundial em 2026 desde que o zagueiro Marquinhos errou a cobrança de pênalti contra a Croácia, no Catar, e adiou o sonho do hexa.
Oficialmente, no entanto, a caminhada da Seleção Brasileira para o título que não é alcançado desde 2002 começa nesta sexta-feira, às 21h45min, diante da Bolívia, no Mangueirão, em Belém.
O Brasil costuma ser hegemônico em Eliminatórias. E o retrospecto em estreias corrobora com isso. Em 13 jogos, foram sete vitórias, cinco empates e apenas uma derrota.
Brasil nas eliminatórias...2
Mesmo com o aumento no número de vagas para seleções da América do Sul na Copa do Mundo, a Conmebol optou por manter o regulamento vigente desde o Mundial de 1998, na França, com todas as seleções se enfrentando em turno e returno.
Mais uma vez, serão 18 rodadas de oportunidades para carimbar o passaporte para o Canadá, Estados Unidos e México.
Apenas pela segunda vez, o Brasil dará a largada tendo a torcida a favor. A outra vez foi justamente com a Bolívia, em 2020, com final feliz para os brasileiros, que golearam por 5 a 0, na Arena do Corinthians, em São Paulo.
Continua após a publicidade..
Brasil nas eliminatórias...3
Houve ainda outro enfrentamento com os bolivianos logo na primeira rodada. Foi em 1985, visando o Mundial de 1986, no México, com vitória brasileira, por 2 a 0, no Estádio Ramon Aguillera, em Santa Cruz de la Sierra.
O único revés ocorreu em 2015, nas Eliminatórias para o Mundial de 2018, na Rússia. Um ano após o vexame no 7 a 1 para a Alemanha, o recomeço foi dolorido. Vargas e Sánchez anotaram os gols da vitória do Chile, no Estádio Nacional, em Santiago.
DE RELANCE
Espera de contrapartida do centrão
Com a consolidação da reforma ministerial que garante espaços de poder ao centrão, a expectativa do governo Lula é ter mais tranquilidade nas votações do Congresso até o final do ano.
Entre os temas espinhosos que entrarão em pauta, estão a conclusão da reforma tributária sobre o consumo, a segunda parte, voltada à cobrança sobre a renda, e a taxação de fundos e offshores.
O governo também prepara uma proposta alternativa à reforma administrativa em tramitação, que tem a simpatia do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Patrocinadas por Lira, as nomeações dos novos ministros do Esporte, André Fufuca (PP-MA), e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), foram oficializadas na noite de quarta-feira.
Os ingressos de Fufuca e Costa na Esplanada estão longe de garantir apoio total dos 49 deputados do PP e dos 41 do Republicanos ao governo, mas facilitam a negociação com os parlamentares das legendas.
Disputa aberta na bancada do PP
A ida do deputado André Fufuca (PP-MA) para o Ministério do Esporte deixará vaga a liderança da bancada da sigla na Câmara, cargo que é ocupado por ele atualmente.
Tudo indica que o posto será disputado por duas alas do partido: os governistas, que conduziram a aproximação com o governo Lula, e os oposicionistas, que defendem a manutenção da postura independente nas votações.
Em resposta ao ingresso de André Fufuca no time de Lula, o manda-chuva do pp, Ciro Nogueira, decidiu afastá-lo das funções partidárias.
O mesmo deve ocorrer com a ex-deputada Margarete Coelho, caso se confirmem as especulações de que assumirá a presidência da Caixa.
Nogueira insiste em dizer que o PP é oposição a Lula.
Exemplo do União Brasil
A postura de PP e Republicanos pode ser comparada à do União Brasil, que mesmo com cargos no primeiro escalão desde o início da gestão de Lula se anuncia independente e abriga integrantes da oposição – entre eles o senador Sergio Moro (PR).
Para escrever na pedra:
“Pedras no caminho? Eu guardo todas. Um dia vou construir um castelo”. De Nemo Nox.
TRIVIAL VARIADO
Aplaudido: o Zé Gotinha foi uma das principais atrações do evento cívico de 7 de setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Bianca Klamt já está na cidade para testemunhar o casamento da amiga Letícia de Pádua Lauande com Ricardo Cruz Neves, amanhã, na residência de Ceres e Roosevelt Murad, no Calhau.
O empresário Aderaldo do Nascimento Neto aproveitou a circulada entre nós e levou os filhos para conhecer os Lençóis Maranhenses.
O ex-presidente José Sarney aproveitou o feriado de Sete de Setembro para reunir em sua residência no Calhau, seus antigos vizinhos do Edifício Murano.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira