Cinema

Filmes produzidos em oficinas gratuitas serão exibidos em comunidades de São Luís

Moradores da Vila Conceição/São Benedito, Vila Maranhão e bairro Anjo da Guarda exibirão o resultado das aulas práticas do Cultura na Praça para as respectivas comunidades

Na Mira, com informações da assessoria

O Cultura na Praça é um festival itinerante de cinema que já rodou cerca de 22 mil quilômetros pelo interior do Pará e do Maranhão. (divulgação)

SÃO LUÍS - “O Certo é o Certo” é o nome do curta-metragem produzido pela turma de jovens da Vila Conceição/São Benedito, em São Luís, durante a oficina gratuita de cinema realizada pelo Cultura na Praça. Para celebrar o encerramento das aulas, o filme será exibido à comunidade no próximo sábado (dia 29), no Largo da Rua do Chafariz, em São Benedito, a partir das 18h. Também haverá a apresentação cultural do Tambor de Crioula Unidos de São Benedito do Taim.

No dia seguinte, domingo (30), será a vez da turma da Vila Maranhão mostrar à comunidade o curta-metragem “Zelo por um Sonho”, no Largo da Igreja São Joaquim (ao lado do Iema), às 18h. Faz parte da programação ainda a apresentação cultural do grupo Magia da Capoeira. 

Já na quinta-feira (3 de agosto), os moradores do Anjo da Guarda serão agraciados com a exibição do filme “Amor Teatral”, na Praça Recanto da Paixão, às 19h. O filme, produzido pelos alunos do Cultura na Praça, tem uma adolescente de 14 anos como protagonista, que mesmo ainda experimentando a vida adulta já aprendeu que “viver é ser livre”. O espetáculo "Maranhão de Encantos", do Núcleo de Produção Teoria das Artes, fará parte das atrações da noite.

O Projeto Cultura na Praça também está sendo desenvolvido nos bairros do Sá Viana e Vila Embratel. Chega pela primeira vez à capital maranhense, depois de já ter percorrido municípios do interior do Maranhão e também do estado do Pará, em edições anteriores. O objetivo é democratizar o acesso à cultura e fomentar a valorização do patrimônio cultural e imaterial por onde passa.

“O filme ‘O Certo é o Certo’ é um dilema ético, uma reflexão profunda sobre o desafio que é seguir por um caminho correto, a partir de uma relação de mãe e filho. Já ‘Zelo pelo Sonho’ é profundamente feminino, construído e lapidado pelo diálogo. ‘Amor Teatral’ traz essa intersecção entre cinema e teatro. O que marcam as três exibições é que as turmas produziram com muita autonomia a escolha cinematográfica, de roteiros, com auxílio da equipe de professores, claro. Mas é essa autonomia que faz com que essa jornada seja de fato de pertencimento, pois reforça o sentimento que os jovens terão de que são autores daquilo ao ver as projeções nos telões, de que eles fizeram um filme. O cinema é a arte do encontro, do coletivo”, afirmou o cineasta e coordenador do projeto Cultura na Praça, Cris Azzi.

Continua após a publicidade..

Cine Babaçu

Quem não conseguir assistir aos filmes presencialmente nas exibições para as comunidades, ou mesmo tem curiosidade de ver todos os demais curtas-metragens que foram já produzidos, ainda tem como opção o Cine Babaçu (www.culturanapraca.art.br), plataforma de exibição on-line do Cultura na Praça. Ao término das exibições nos bairros, as produções passam a compor a plataforma, que atualmente abriga 35 filmes de curta-metragem, todos com recursos de acessibilidade, como legenda, libras e audiodescrição.

Cultura na Praça

O Cultura na Praça é um festival itinerante de cinema que já rodou cerca de 22 mil quilômetros pelo interior do Pará e do Maranhão, alcançando mais de 40 mil pessoas. O projeto busca democratizar o acesso à cultura e fomentar a valorização do patrimônio cultural material e imaterial nos municípios beneficiados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.