SÃO LUÍS - São Luís vai ser uma das sedes do maior evento de desenvolvimento de jogos do mundo, a Global Game Jam (GGJ). Realizado todos os anos simultaneamente em mais de cem países, o evento vai ocorrer entre os dias 3 a 5 de fevereiro, no SebraeLab, localizado no Multicenter Sebrae.
A GGJ funciona como uma maratona, na qual os participantes terão 48 horas para desenvolver um game completo a partir do tema elaborado pela organização global. Ao fim do evento, todos os jogos produzidos ficam disponíveis para serem conhecidos pelo público.
Mesmo quem nunca fez um jogo antes pode participar. A intenção é incentivar que mais pessoas conheçam sobre todo o processo de desenvolvimento - programação, arte, modelagem, música, game design, entre outros.
"Para profissionais é uma oportunidade de experimentar novas técnicas, projetos ou tecnologias. Para iniciantes, mesmo sem nunca ter feito um jogo, é oportunidade para criar seu primeiro projeto e aprender com os profissionais da área", destaca Kassio Sousa, diretor executivo da Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos, que está organizando o evento em São Luís.
Continua após a publicidade..
"Ter este evento localmente ajuda a colocar o Maranhão no mapa da indústria de jogos como um polo de oportunidades do setor e dar visibilidade nacional para o que é produzido aqui no estado", complementa.
Para Danielle Abreu, analista e gestora de projetos de economia criativa do Sebrae Maranhão, "o segmento de games para o Sebrae tem prioridade estratégica a nível nacional e nosso maior intuito é instrumentalizar o empreendedor de jogos digitais com os principais conceitos necessários para a criação de um negócio sustentável".
Desde 2012, São Luís participa anualmente da Global Game Jam. Em 2022, foram 30 participantes e 12 jogos produzidos. As inscrições podem ser realizadas aqui.
Saiba Mais
- Sega anuncia desenvolvimento de novo jogo da franquia Virtua Fighter
- Fortnite anuncia novas skins de Snoop Dogg, Eminem e Ice Spice no Capítulo 2 Remix
- Jogo maranhense apoiado pela Fapema reconta história da Amazônia
- Maranhenses são premiados por artigo sobre cenário de desenvolvimento de jogos no Maranhão
- "Terrifier 3" invade mundo dos games e ganha ativação no Call of Duty
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira