Alerta fashion

Short e salto alto podem virar uma cilada

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h41

Mesmo com as águas de março fechando o verão, o shortinho ainda faz sucesso nas ruas e, segundo consultores de moda, vai persistir no inverno. Mas o look tem suas ciladas, principalmente quando a peça faz par com o salto alto. Nesse caso, toda atenção é pouca na hora de escolher o modelo, o sapato e a blusa que compõem o visual.

“Short pede pernas longas. Se você não tem, vale o salto”, explica a consultora de moda Regina Martelli. “Vale botar um peso no pé, uma sandália com salto mais grosso. Um pouco de peso para equilbrar”.

Já a consultora Helen Pomposelli, autora do livro “Trocas e truques de moda” (Nova Razão Cultural), ressalta que o short que combina com saltinho é aquele no meio da coxa, com corte de alfaiataria.

Para as mais modernas, diz ela, a sandália abotinada – modelo que deixa dedos e calcanhares à mostra e tem um cano que cobre parte das pernas – ainda estará com força total, garantindo um visual mais fashion.

“Para o inverno, o short vai vir até em lã, acinzentado”, conta, alertando que a parte de cima não pode ser muito justa e pede uma blusa soltinha. “Já o salto não pode ser muito alto. Tem que ser médio”.

Nas ruas, busca por praticidade

Para a comerciante Clédina Teixeira, de 28 anos, a dupla faz sucesso no seu guarda-roupa porque é um visual prático e moderno.

“Uso sempre. Pode ser usado para sair de dia ou à noite”, conta.

Já a dona-de-casa Micaela Augusta Piedade, de 23 anos, escolhe o look geralmente de dia, sempre de olho no conforto. E não descuida do visual nem para os passeios diários com o filho Eduardo, de 1 ano.

“No caso do sapato, escolho sempre o que for mais bonito e confortável. Com criança, então, não dá para dispensar o conforto”, diz Micaela.

Cuidado redobrado para as baixinhas

Para o jornalista e consultor Lula Rodrigues, o visual é perigoso, principalmente para as baixinhas.

“Para as brasileiras temos um problema sério, que é o quadril. Tem que ter muito cuidado com isso. A roupa pode virar um mico”, avisa Lula. “A moda está pegando porque a mulher carioca é muito audaciosa. Você vê mulher de bumbum grande usando legging. Se quer ser feliz usando o short, tem que valorizar a parte de cima”.

Segundo Yamê Reis, diretora de criação da Cantão, é justamente entre as baixinhas que o look faz mais sucesso. Segundo ela, sob sol ou chuva, o short é sempre um campeão de audiência entre as cariocas e continuará presente nas vitrines de inverno:

“O short é um item que a gente vende o ano inteiro. Temos vários modelos, do jeans até o de alfaiataria, para a menina que gosta de sair à noite com saltinho. É uma peça importante da coleção sempre”.

Look para as férias no Rio

Continua após a publicidade..

Se no Rio a dupla short e salto são unanimidade, além das fronteiras cariocas a moda é outra. A empresária Adriana Amorim, de 42 anos, de férias no Rio, aproveitou o look para passear em Ipanema. Mas conta que em Brasília, onde mora, o salto impera, mas o shortinho não:

“Lá mulher sem salto não é ninguém. Esse é o meu mais baixo. Mas o short não pega bem”.

Para a ex-modelo e designer de jóias Carla Barros, o fato de o short continuar na moda não quer dizer que é hora de ressuscitar looks já ultrapassados.

“Não dá para colocar o jeans desfiado com salto fino. Sandálias de tira fina e salto fino não são o look. Foram no final dos anos 80”, diz Carla, que prefere o visual inspirado nos anos 40 e 50, com cintura mais alta e sapato plataforma.

Legging não é para sair do armário

Enquanto o short sobrevive ao frio, os consultores de moda avisam que é hora de deixar a legging no armário.

“Legging é passado. É para jogar e queimar em praça pública. Só serve para ir à academia”, sentencia Regina Martelli.

“Legging já foi há muito tempo, guarda ela!”, brinca Helen Pomposelli.

Já a calça skinny sobrevive nas vitrines, assim como a pantalona, calça masculina, com perna larga, uma das apostas para o inverno. Nos pés, vão imperar o boot aberto e a bota de cano curto.

Mais dicas para acertar no look

No inverno, o shortinho fará parte não só com salto, mas com a meia. O short faz sobressair a barriga, o culote e pernas muito grossas. Para Regina Martelli, deve-se ter cuidado na hora de escolher o look. Vale usar a regra do bom-senso, do equilíbrio.

O comprimento é o de short. Muito comprido vira bermuda. Muito curto também não vale: embaixo do bumbum, no máximo.

O salto não pode ser muito alto. Tem que ser médio ou coquetelzinho, ensina Helen Pomposelli.

A parte de cima não pode ser muito justa, a blusa tem que ser mais soltinha. Vale também usar uma blusa que desça um pouco para o short, diz Lula Rodrigues.

No inverno, o short pode ser usado com meia grossa por baixo.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.