Roteiro Integrado Ceará-Piauí-Maranhão é opção para o turista que procura aventura e arte

Agência Sebrae de Notícias

Atualizada em 27/03/2022 às 14h10

SÃO PAULO - Um roteiro que engloba cultura, aventura, ecoturismo, folclore e arte-popular. O turista pode escolher sair do Ceará ou então do Maranhão. Mas, não está longe o dia em que o Piauí será o estado de partida para o Roteiro Integrado Ceará, Piauí e Maranhão.

O Roteiro Integrado envolve os seguintes destinos turísticos: no Ceará - Barroquinha, Camocim, Chaval e Jijoca de Jericoacoara; no Piauí - Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luis Correia e Parnaíba - e no Maranhão - Araioses, Paulino Neves e Tutóia e Barreirinhas.

Para Ronaldo Soares, da Jerimoon Turismo, do Ceará, na região, além dos atrativos de Jericoacoara, os turistas poderão fazer um passeio a Tatajuba, uma aldeia soterrada pelas dunas que teve de mudar de endereço. No local, verão restos de construções. “Todos os passeios são feitos em veículos 4X4 o que dá maior segurança ao turista”.

Ao chegar ao Delta Parnaíba, no Piauí, pela Jerimoon, o visitante poderá apreciar a revoada dos pássaros, onde centenas de guará-vermelhos e garças chegam aos seus ninhos no final da tarde.

Segundo Soares, nos igarapés do Delta, pelo rio Parnaíba, é possível ver macacos, jacarés e iguanas, que dormem às margens dos rios. Todo o passeio é feito em lanchas rápidas. Em Barreirinhas, já no Maranhão, é possível chegar ao povoado de Queimada dos Britos, onde cerca de 15 famílias trabalham a palha do buriti no artesanato.

Os turistas vão descer os 42 quilômetros do Rio Preguiças e, por muitos trechos, verão a força das dunas invadindo o rio. A última parada é no povoado de Caboré, onde o rio está invadindo as dunas. “Logo, logo, o povoado de Caboré não existirá mais”, diz Soares.

Outro receptivo que também trabalha com o Roteiro Integrado é a Eco Adventure, do empresário Marcos Fonteles, do Piauí. A empresa recebe o turista em São Luís, Patrimônio Histórico da Humanidade, visitando museus, casarios, igrejas. Leva aos Lençóis Maranhenses. Segundo Fonteles, é um erro chamar os Lençóis de Saara brasileiro. “Em nenhum deserto chove dois mil milímetros por ano. Com tanta chuva, são centenas de oásis em toda a extensão dos Lençóis”.

Continua após a publicidade..

Já no Delta, segundo Fonteles, visto de cima, o encontro do Rio Parnaíba com o Oceano Atlântico lembra um quebra-cabeças gigante, com suas 73 ilhas. A área total do delta é estimada em 2.700 quilômetros quadrados. Distribuído de forma retangular, tem 90 quilômetros de base – a orla – por 30 quilômetros de largura, onde estão os igarapés, os mangues e as ilhas.

Lá também o visitante consegue encontrar árvores gigantes. A Eco Adventure percorre ainda o pequeno litoral piauiense, com apenas 66 quilômetros de extensão. Há possibilidade de ver peixe-boi, praia de piscinas de corais, praia de foz do rio, entre muitos outros atrativos. Em Jericoacoara, o receptivo convida o visitante a fazer cavalgadas e badalar na noite da cidade.

A operadora do Maranhão, Adriana Costa, da Maranhão Turismo, dá uma dica interessante para quem quer visitar o Roteiro Integrado a partir de São Luiz. Em breve, o governo do Estado colocará à disposição do trade turístico as galerias subterrâneas que ligam vários monumentos da cidade. “Por enquanto, chegamos apenas às entradas dessas galerias, mas logo estaremos com os turistas lá dentro”.

Em Barreirinhas, outra dica da guia: o passeio cultural até a Casa de Farinha, onde o turista acompanha do plantio da mandioca até a queima da farinha e ainda pode comprar os produtos na lojinha instalada na região.

E para quem quer relaxar, Adriana diz que nada melhor do que flutuar com coletes salva-vidas no rio Formiga. “É um passeio para crianças de 3 a 80 anos. A correnteza nos leva calmamente durante uma hora e meia. No final, peixe, camarão e doces típicos do Estado”.

O Roteiro Turístico Integrado Ceará-Piauí-Maranhão é um projeto coordenado pelo Sebrae dos três estados, em parceria com os respectivos governos estaduais, Ministério do Turismo e prefeituras locais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.