Comissão Européia de Turismo reclama do atendimento aos turistas

Globo Online

Atualizada em 27/03/2022 às 15h01

RIO - O presidente da Comissão Européia de Turismo para a América Latina (CET), João Mota Pinto, solicitou ao ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, "rápidas providências" para agilizar o atendimento a estrangeiros que desembarcam no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo. Numa "carta aberta" datada de 2 de agosto que teria sido enviada ao Ministério, a entidade que reúne no Brasil representantes oficiais do turismo de nove paises europeus (Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Itália, Polônia, Portugal e Suíça) classificou como "tratamento injusto" o atendimento aos passageiros internacionais que, segundo o manifesto, "vêm sendo submetidos a uma espera de até três horas" para serem liberados pelo serviço de imigração brasileiro.

Avisado sobre o teor da carta no fim da tarde desta terça-feira, o Ministério do Turismo informou, através de sua assessoria de imprensa, que a "carta aberta" enviada Comissão Européia de Turismo, ainda não teria chegado oficialmente ao Ministério. No documento, João Mota Pinto caracteriza como "descabida" a demora no atendimento prestado pela imigração no Brasil. Segundo ele, a medida "em nada ajuda a promover a imagem de um país que estabeleceu a ousada meta de atrair 9 milhões de turistas estrangeiros até 2007".

Continua após a publicidade..

A Infraero, que é responsável pela administração do aeroporto de Guarulhos informou que há um ano implantou um serviço de atendimento especial para tentar minimizar o tempo de espera dos turistas estrangeiros na fila da Imigração. Segundo a assessoria de imprensa, a empresa destacou atendentes bilíngües para auxiliar os turistas no preenchimento da ficha de imigração que é distribuída antes do desembarque nos aviões e que tem que ser entregue às autoridades alfandegárias. A Infraero argumentou que o atendimento ao serviço de imigração é feito pela Receita Federal e pela Polícia Federal e que vai averiguar quais seriam as possíveis causas da reclamação da Comissão Européia de Turismo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.