FRANÇA - Nesta quarta-feira (15), o longa brasileiro “Ainda Estou Aqui” chega a quase 200 salas de cinema na França, acompanhado de diversos elogios da crítica especializada local. Protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, o filme dirigido por Walter Salles tem sido descrito como “emocionante e político” pelo jornal JDD e como “uma obra dilacerante” pela revista Première.
A direção de Salles, que volta aos cinemas doze anos após seu último trabalho, também foi destacada. “Com força e emoção, Walter Salles narra o luto impossível que atinge os Paiva”, escreveu o Libération. O Le Figaro, por sua vez, destacou a capacidade do cineasta de criar “uma narrativa histórica cativante e poderosa”.
A atuação de Fernanda Torres também conquistou críticos. O jornal católico La Croix classificou o filme como “elegante e romanesco”, ressaltando a performance da protagonista. O Sud Ouest complementou ao descrever a obra como “um magnífico retrato de Eunice Paiva”. Por outro lado, o Le Monde apresentou uma crítica mais reservada, apontando um foco excessivo na história da esposa de Rubens Paiva.
Continua após a publicidade..
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda Estou Aqui” retrata a luta de Eunice Paiva após a perda do marido, raptado e morto por militares durante a ditadura brasileira.
O filme também figura entre os candidatos à indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgará os indicados em 23 de janeiro, e os vencedores serão revelados em 2 de março. Veja o trailer:
Saiba Mais
- Produtor acredita em "invasão brasileira" no Oscar com Ainda Estou Aqui
- Casa usada em gravações de "Ainda Estou Aqui" atrai fãs e curiosos
- Casa onde filme foi gravado vira ponto turístico
- "Ainda Estou Aqui" é pré-indicado ao BAFTA 2025
- "Ainda Estou Aqui" ultrapassa R$ 62 milhões e se torna a quinta maior bilheteria do Brasil em 2024
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira