Adeus

Burro Perry, inspiração para personagem de Shrek, morre aos 30 anos

Animal enfrentava sérios problemas de saúde nos últimos tempos.

Na Mira

Burro Perry morreu aos 30 anos. (Foto: Divulgação)

EUA - Perry, o burro que serviu de inspiração para o icônico personagem "Burro" do filme Shrek (2001), morreu nessa quinta-feira (2), aos 30 anos, no Barron Donkeys Park, em Palo Alto, Califórnia. O parque anunciou a morte com grande pesar em suas redes sociais.

“É com grande pesar que informamos que nosso querido burro do Barron Park, Perry, faleceu ontem, aos 30 anos de idade. Ele era um membro querido de nossa comunidade e sabemos que muitas pessoas serão tocadas por sua morte”, escreveu a organização do parque em uma publicação no Instagram.

Perry chegou ao parque em 1997, ainda com apenas três anos de idade, e viveu por mais de duas décadas em um ambiente onde era muito estimado. A equipe do parque revelou que ele enfrentava sérios problemas de saúde nos últimos tempos. “Em suas últimas semanas ele estava com dores e sofria cada vez mais de uma doença conhecida como laminite, que não tem cura.”

Continua após a publicidade..

No ano passado, o Barron Donkeys já havia feito um apelo por doações para ajudar no tratamento de Perry, que, devido à sua idade avançada, enfrentava dificuldades adicionais. A expectativa de vida dos burros varia entre 27 e 40 anos, e o animal sofria de várias condições de saúde, incluindo laminite, artrite e síndrome de Cushing equina, uma doença endócrina que afeta o sistema hormonal dos animais. A organização, segundo a cuidadora Jenny Kiratli, gasta anualmente cerca de 40 mil dólares apenas com os cuidados de rotina de seus animais.

Perry tornou-se conhecido internacionalmente após servir de modelo para o personagem "Burro" de Shrek. Em 1999, uma equipe da Pacific Data Images, empresa de animação que mais tarde foi adquirida pela DreamWorks, visitou o parque para estudar os comportamentos do animal e ajudar na criação do personagem. No entanto, o Barron Donkeys afirmou que, embora o animal tenha sido fundamental para a concepção do famoso personagem, a equipe de animação pagou apenas 75 dólares pela visita ao parque, e o nome de Perry não foi creditado no filme.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.