BRASIL - A pesquisa “Sondagem do Consumidor - intenção de viagem”, divulgada pelo Ministério do Turismo, nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, aponta que 17,8% das mulheres brasileiras desejam viajar sozinhas. O índice, maior dos últimos 10 meses, é superior a intenção entre os turistas do sexo masculino (11,8%).
A principal motivação, para elas, é o desejo de viver novas aventuras independentemente de ter ou não uma companhia. Frente a isso, o MTur adotou, nesta quarta (8), a hashtag ‘RespeitaAsViajantes’ em seus perfis de redes sociais.
Segundo recente levantamento feito pelo site Airbnb, o Brasil está entre os cinco países com mais mulheres que viajam por conta própria, junto a Japão, Taiwan China e Rússia.
“É importante lutar pelo empoderamento das mulheres e temos que trabalhar para garantir a segurança das nossas viajantes”, avaliou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
Continua após a publicidade..
Perfil da viajante
Segundo a pesquisa, ainda, 62,4% das mulheres que pretendem viajar nos próximos seis meses escolherão destinos nacionais, e o Nordeste é a região preferida delas. Para o deslocamento, o meio de transporte preferido é o avião com 71,4% e o carro é apontado como opção por 19,3%.
Entre as turistas que irão viajar acompanhadas, os cônjuges (41,5%) são os mais citados, seguidos dos filhos (22,9%) e demais acompanhantes (35,6%). Na hora de escolher a hospedagem, 56,1% devem escolher hotéis e pousadas, enquanto 30% deverão optar pela casa de amigos e parentes.
Saiba Mais
- Turismo deve faturar R$ 157,74 bilhões na alta temporada de verão
- Empresas aéreas vão ofertar 17,8 mil voos a mais no próximo verão
- Gastos de estrangeiros no Brasil chegam a R$ 26 bilhões em 2024
- Ruínas de um dos conventos mais antigos do Brasil receberão espaço cultural e turístico
- Sem pandemia, gasto do brasileiro com viagens salta 78% em dois anos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira