ATUALIDADES

Abril Verde alerta para a saúde e segurança no trabalho

No Maranhão, a construção civil lidera os processos por acidente, com 29 ações

Mirante News FM

Atualizada em 30/04/2025 às 12h33
Natália Reis e Selma Pires durante o programa Atualidades.
Natália Reis e Selma Pires durante o programa Atualidades. (Armando Mendes/Rádio Mirante News)

SÃO LUÍS – No programa Atualidades desta quarta-feira (30), a advogada trabalhista Natália Reis e a idealizadora do projeto ‘Caminhos do Trabalho’ Selma Pires destacaram a importância de o trabalhador conhecer seus direitos em casos de acidente de trabalho.

“A gente tem um acompanhamento a partir do momento que o trabalhador entra com um atestado. É um acidente de trabalho? tem alguma correlação? Em que condição? Para essa notificação acontecer, primeiramente eu tenho que enquadrar o que aconteceu com aquele colaborador, dentro do que é considerado acidente de trabalho. Quem tem a obrigação de fazer isso é o empregador, assim que ele tem a notícia. Mas se a empresa não fizer, o próprio colaborador pode fazer, os sindicatos também podem fazer a CAT, a própria família dependente daquele trabalhador também pode fazer”, afirmou Natália Reis

A Campanha Abril Verde tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a relevância de prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A escolha do mês está ligada ao dia 28 de abril, data em que se celebra o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho.

“O projeto é um projeto nacional que existe desde 2017 e está presente em todas as regiões do país. Ele iniciou na UFMA em outubro do ano passado e o foco é exatamente a subnotificação de acidentes de trabalhos. Quando a gente pensa em acidente de trabalho, a gente pensa em uma pessoa que caiu, fraturou o membro ou quando ele está se deslocando para o ambiente do trabalho que é o mais comum. Mas o adoecimento no ambiente do trabalho também precisa ser notificado. Então o projeto é exatamente para auxiliar esses trabalhadores e que enfrentam essas situações”, disse Selma Pires.

No Maranhão, os acidentes de trabalho cresceram: foram 3.400 casos em 2021 e 4.100 em 2022. São Luís concentra a maioria. A construção civil lidera os processos por acidente, com 29 ações. A subnotificação, segundo o MPT-MA, é um problema crônico que dificulta a criação de políticas públicas eficazes.

Assista.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.