
SÃO LUÍS – Durante o programa Atualidades desta terça-feira (29), os historiadores William Braga e Ricardo Marques e o frei Alisson mesquita, falaram como funciona a eleição do conclave e como isso impacta nas diretrizes políticas e sociais da Igreja.
"O conclave é uma reunião fechada que acontece no vaticano, altamente secreta. Antes do conclave ser realizado, há uma vasculha por todo o vaticano procurando alguma escuta, porque realmente a pressão externa não pode influenciar os votos dos cardeais. Existem cerca de 135 cardeais que estão aptos a votar, por causa de uma regra canônica de que os cardeais tem que ter até 80 anos para votar. Esses cardeis se deslocam até Roma, onde eles ficam enclausurados do mundo externo, geralmente na casa de Santa Marta, e de lá eles se deslocam para a Capela Sistina e lá é realizada a votação", explicou Ricardo Marques.
"Embora a ideia do conclave seja um fechamento, de um isolamento, mas tudo que acontece ali dentro tem a marca e a influência do que está acontecendo do lado e fora”, disse William Braga
A Capela Sistina, cenário de um dos rituais mais fascinantes do mundo, vai fechar suas portas para dar início ao Conclave — a reunião secreta fechada à chave que, desde 1270, define quem comandará mais de 1,4 bilhão de católicos no mundo.
Assista.
Saiba Mais
- Hematologia: Entendendo as doenças do sangue
- INSS: Notificação de descontos irregulares começa nesta terça-feira (13)
- Macau comenta sobre sua trajetória na música eletrônica
- Maternidade Real: lições de amor na adoção e na convivência com o autismo
- Combate à exploração sexual infantil: Maio Laranja em ação
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.