
SÃO LUÍS – Em entrevista ao programa Atualidades desta quinta-feira (10), destacaram como a população pode prevenir acidentes por animais peçonhentos, principalmente durante período chuvoso.
"Nesse período agora mais chuvoso, os animais peçonhentos, eles saem das suas tocas nesse momento, porque eles precisam procurar alimento e abrigo. É por isso que aumentam as ocorrências de animais peçonhentos dentro de casa", afirmou Tenente-Coronel Priscila Chahini.
“É importante a gente definir o que vem ser um animal peçonhento. A peçonha é uma estrutura que inocula o veneno, a substância. Então, podemos dize que todo animal peçonhento é venenoso mas nem todo animal venenoso é peçonhento. O escorpião, por exemplo, tem um aguilhão e injeta na pessoa”, disse Keyton Coelho.
Continua após a publicidade..
Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, no período de janeiro a novembro de 2024, foram registrados 4.785 casos de acidentes por animais peçonhentos no Maranhão.
“Em caso de picada de uma cobra ou um escorpião, a primeira coisa que você dever ter é calma. A pessoa não pode se movimentar, quanto mais se movimenta, mais rápido é o processo do veneno na corrente sanguínea. A recomendação que fazemos é deitar com a cabeça para cima”, explicou Subtenente Salvador.
Assista.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias