PONTO FINAL

Mirante News FM recebe representantes do Coren-MA

Entrevistados falaram sobre a audiência pública que discutirá a suspensão das Resoluções do Cofen nº688/2022 e nº718/2023

Mirante News FM

Atualizada em 28/11/2024 às 14h20
José Carlos Júnior, Kelly Inaine e Thelciane Rios, convidados da edição desta quinta-feira (28) do programa Ponto Final (Adson Mendes/Mirante News FM)

SÃO LUÍS - Durante entrevista ao programa Ponto Final desta quinta-feira (25), o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA), José Carlos Júnior, a conselheira federal do Coren-MA, Kelly Inaine, e a diretora do Coren-MA, Thelciane Rios, falaram a respeito da audiência pública que tratará sobre a suspensão de duas resoluções do Conselho Federal de Enfermagem. 

“A audiência pública que estará acontecendo amanhã, na Faculdade Florence, pegamos um espaço que pudesse ter a participação massiva dos profissionais e estudantes, estaremos debatendo sobre a SIV, o Suporte Intermediário de Vida, por conta de uma liminar judicial, impetrada pelo Conselho Federal de Medicina, e que derrubou uma resolução que trata a assistência de urgência e emergência, da qual profissionais de enfermagem, enfermeiras e técnicos de enfermagem, tem uma autonomia para fazer esse assistencialismo”, pontuou José Carlos Júnior.

“A gente foi pego de surpresa com a suspensão da resolução 688 do Conselho Federal de Enfermagem, que trata do Suporte Intermediário de Vida, que é uma ambulância do SAMU, composta por enfermeiro e técnico de enfermagem e algumas demandas que eram feitas através de regulação, quando era necessária a intervenção médica. Nesse momento, a gente tem esse déficit com a suspensão da resolução porque a gente tem uma gama de pacientes, de usuários, do Sistema Único de Saúde, que deixam de ser atendidos com a suspensão da resolução, que é um percentual bem elevado”, afirmou Kelly Inaine.

“A enfermagem ela é o maior corpo dentro de qualquer instituição. A gente não fica por fora da questão do SAMU, que se faz, que tem o técnico, tem o auxiliar, tem o enfermeiro e é de grande valia a importância do fórum, porque quem sofre é quem está ali na ponta, que é o paciente. Ele quer assistência prestada adequada que possa salvar a sua vida”, destacou Thelciane Rios.

Continua após a publicidade..

O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) realizará no dia 29 de novembro, às 10h, a Audiência Pública que terá como pauta principal a suspensão, pela Justiça Federal, das do Cofen nº 688/2022 e nº 718/2023, que regulamentam a implementação de diretrizes assistenciais e a administração de medicamentos por equipes de Enfermagem no Suporte Básico de Vida (SBV), e reconhecem o Suporte Intermediário de Vida (SIV) em serviços de saúde públicos e privados.

A audiência ocorrerá durante o I Fórum de Urgência e Emergência do Coren-MA, que acontece nos dias 28 e 29, no auditório da Faculdade Florense, localizada à Rua Rio Branco - Centro. Para o presidente do Coren-MA, o enfermeiro José Carlos Júnior, a suspensão dessa resolução trará um grande prejuízo para a sociedade.

Assista a entrevista:

Ouça a entrevista:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.