SÃO LUÍS - Nesta segunda-feira (25), Antônia Vieira, vice-presidente e gestora da Delícias do Babassu, e Rosélia de Jesus, presidente do Clube de Mães Trabalhadoras Rurais Quilombolas Lar de Maria e representante do grupo administrativo da Delícias de Babassu, foram as entrevistadas da Mirante News FM no programa Atualidades. Durante a entrevista, elas falaram sobre o café de coco babaçu, um dos produtos da Delícias do Babassu, feito pelas quebradeiras de coco do Maranhão.
“Eu cresci com a minha mãe dizendo que a minha bisavó fazia isso [o café de coco babaçu]. Então, assim, era algo culturalmente, por conta da necessidade das famílias que não tinham esse café tradicional no quilombo, então eles usavam de produtos que tinham dentro da comunidade, dentro do território. Então ela sempre me dizia que ela fazia café de milho, de semente de quiabo e fazia também do coco babaçu”, afirmou Antônia Vieira.
“O sabor do coco babaçu é muito peculiar. O engraçado é que não é exatamente um café. O coco babaçu é um vegetal e o café mesmo é um grão. O impressionante nisso tudo é que com essa torra a gente consegue manter aquele gosto bem amargo, que remete muito ao café, mas o gosto é do coco mesmo”, destacou Rosélia de Jesus.
A agroindústria Delícias do Babassu é um negócio de produção e comercialização de alimentos. São um grupo de mulheres quilombolas e quebradeiras de coco do Maranhão que reúne pessoas, cultura tradicional, história e conservação das matas.
Continua após a publicidade..
Formado por mulheres que carregam a cultura, luta e resistência das mães palmeiras, a organização do grupo teve como origem o Clube de Mães Trabalhadoras Rurais Quilombolas Lar de Maria, sendo o pioneiro na região de Itapecuru-Mirim e surgiu a partir da união de mulheres mães que ajudavam umas às outras a melhorarem a qualidade de vida de suas famílias. Depois, com muita luta e amor, nasceu o Delícias do Babassu, onde é conciliado o modo de vida e conhecimento tradicional com tecnologia para produzir produtos derivados do babaçu de qualidade.
É da palmeira de babaçu que o coco é colhido e depois utilizado para produzir os produtos do Delícias do Babassu. Dentre esses produtos está o café de coco babaçu, produzido a partir da torra do bagaço do coco.
Ouça a entrevista:
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias