TROCA DE IDEIA

Plugado recebe Solanda Steckelberg

Projeto Movimenta Cultura realiza seminário sobre Territórios Criativos em São Luís, com inscrições gratuitas que vão até o dia 30 de outubro de 2024

Ana Letícia Ferro, com informações da assessoria

O Troca de Ideia desta segunda-feira (28) recebeu Solanda Steckelberg (Mirante)

O Troca de Ideia desta segunda-feira (28) recebeu Solanda Steckelberg, uma das organizadoras da primeira edição do ‘Seminário Movimenta Cultura: Territórios Criativos’. Integrante do Movimenta Cultura, Solanda apresentou a proposta do seminário que acontece nos dias 5 e 6 de novembro.

Confira a entrevista na íntegra:

A proposta do Seminário é trazer e provocar as movimentações culturais futuras no mesmo ritmo de valorização da ancestralidade e manifestações locais. Serão diversas rodas de conversa com produtores culturais locais e também nomes do Ceará e Minas Gerais, como apontado por Solanda na entrevista ao Plugado. 

Inscrições: até às 18 horas do dia 30 de outubro, via formulário em linktr.ee/movimenta.cultura.

Confira a programação completa

Local: FAU UEMA (R. da Estrela, 472 - Centro, São Luís – MA)

Dia 1 – 05/11, 18h30 - 22h00

Abertura Institucional

Mesa 1: Modelando Territórios: A Economia Criativa como fomentadora do desenvolvimento

Ementa: Esta mesa discutirá a importância da economia criativa como motor de desenvolvimento social e econômico. Serão abordados os princípios fundamentais da economia criativa e o desenvolvimento de Territórios Criativos.

Palestrante: Raquel Viana Gondim - Doutoranda em Ciências da Cultura pela UTAD (Portugal), administradora, especialista em Arte-Educação e mestre em Administração. Professora na Universidade de Fortaleza - UNIFOR.

Mediação: Solanda Steckelberg - Fundadora do Instituto Tatajuba e Instituto Vivas, com 28 anos de atuação na área cultural.

Dia 2 – 06/11, 16h – 21h

Continua após a publicidade..

Mesa 1: Cultura e Patrimônio – Experiências em Territórios Criativos

Horário: 16h00 - 18h00

Ementa: Discutir como espaços de cultura e educação, ao promoverem democratização do acesso às artes, podem provocar mudanças nas comunidades. A mesa dará foco na formação e capacitação para desenvolvimento de territórios.

Centro Cultural Tatajuba: O papel transformador da cultura e educação no Maranhão – com Solanda Steckelberg, fundadora do Instituto Tatajuba e Instituto Vivas, com ampla experiência em gestão cultural.

Territórios Culturais e Educação Integrada - Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri – com Alemberg Quindins, criador da Fundação Casa Grande - Memorial do homem Kariri e reconhecido por sua atuação na produção cultural.

Mediação: Maria Helena Cunha - Coordenadora pedagógica do Instituto Vivas.

Intervalo: 18h00 - 18h30

Mesa 2: Cultura, Educação e Arte – Caminhos de Transformação

Horário: 18h30 - 21h00

Grupo Grita: Arte e comunidade em cena - com Wharles Lemos, ator, diretor do Grupo Grita e pesquisador de Teatro Comunitário.

Cultura e criatividade como vetor de desenvolvimento social e econômico - com Paulo Victor Feitosa, publicitário e gestor cultural, fundador da Quitanda Soluções Criativas.

Festival Zabumbada: A produção cultural que conecta identidade e afeto no Maranhão - com Carol Marques, Diretora da Temporana Produções Culturais e idealizadora do Festival Zabumbada.

Mediação: Maria Helena Cunha - Gestora cultural, coordenadora pedagógica do Instituto Vivas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.