Barreirinhas

Ana Cañas canta Belchior no Lençóis Instrumental

Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e Banco do Nordeste, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a edição em Barreirinhas, localizado na região dos Lençóis Maranhenses, Patrimônio Natural da Humanidade, ocorrerá sexta e sábado

Pedro Sobrinho/ Jornalista

Ana Cañas em Barreirinhas. (Divulgação)

DEMOCRÁTICO, INCLUSIVO e DIVERSO, o LENÇÓIS INSTRUMENTAL 2024 CELEBRA os 15 ANOS DO LENÇÓIS JAZZ E BLUES FESTIVAL, com oficinas, cheio de boas atrações musicais com entrada gratuita. O festival ocorrerá entre os dias 9 e 10 de agosto, sexta e sábado, em Barreirinhas, com oficinas, DJ´s, shows com artistas locais e nacionais, na praça da Matriz.

Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e Banco do Nordeste, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, edição de 15 anos do LENÇÓIS INSTRUMENTAL 2024, em Barreirinhas, localizado na região dos Lençóis Maranhenses, Patrimônio Natural da Humanidade, título concedido pela Unesco, começa nesta sexta-feira (9), às 19h, com o DJ Pedro Sobrinho em um BITUBI com o DJ NEGO CHICO, o vulgo NEGO DITO, em um 'freestyle' sonoro.

Na sequência, às 20h, o músico maranhense Sued Richarllys sobe ao palco acompanhado de quarteto. Natural de São Luís, o guitarrista/Violonista/arranjador acompanhou artistas nacionais, entre os quais, Kid Vinil, Davi Sacer.

Atualmente desenvolve em São Luís trabalhos em estúdios como arranjador, produtor, professor de Música. Sued também acompanha e tem parcerias musicais artistas maranhenses como Josias Sobrinho, Djalma chaves, Carlinhos Veloz, Celso Reis, Fátima Passarinho, Rose Maranhão, Luiz Guerreiro, Smith, Tutuca, Erasmo Dibel, Gerude, Sérgio Habibe, Grupo Lamparina, entre outros. É Bacharel em Serviço Social, tem formação técnica em música pela Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah lisboa e Formação técnica em Enfermagem.

Sued Richarllys irá apresentar o seu show "THANK GOD", conceituado por ele como um encontro de belas canções instrumentais, além de autorais, mas também valorizando o que há de potente na musicalidade regional maranhense.

Às 21h, tem Ana Cañas canta Belchior. Emoção, visceralidade, entrega e paixão são algumas palavras usadas pelo público para descrever o show Ana Cañas Canta Belchior. A coleção de sucessos do projeto começou em sua primeira  apresentação: uma live, em plena pandemia, assistida por mais de 600 mil pessoas virtualmente. Devido à imensa repercussão e pedidos acalorados do público, o que era para ser uma apresentação única se transformou no show que já passou por mais de 150 palcos pelo Brasil e recebeu o prêmio de “Show do Ano” pela APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte.

Em 2024, a trajetória do projeto se encaminha para o seu final com apresentações especiais em casas icônicas das principais cidades do Brasil. “Essa turnê me emocionou tanto... é o momento mais bonito de toda a minha carreira! Encerrá-la com apresentações especiais em casas incríveis, acima de tudo, é o que o Belchior merece! Vai ser muito emocionante!”, diz a artista.

Além de clássicos como “Como Nossos Pais”, “Sujeito de Sorte” e “Velha Roupa Colorida” Ana Cañas apresentará no repertório compositores renomados do cancioneiro popular brasileiro.

Às 22h, tem Jefferson Gonçalves, Tary Szpilman e o Bitencourt Trio. Jefferson e Taryn chegam em grande estilo e respaldados na primeira noite do LENÇÓIS INSTRUMENTAL 2024, em Barreirinhas, como duas atrações que já deixaram os seus nomes registrados nessa trajetória de 15 anos do festival. Entre Jefferson Gonçlaves e Taryn estão os irmãos Júlio e Luciano Bittencourt, do Bitencourt Duo.

Estranho será perder a oportunidade de acompanhar a rica convergência da gaita de Jefferson Gonçalves com a voz de Taryn e a criatividade fraternal e extrema do Bitencourt Duo, que também compóea gig do show em Barreirinhas.

Fechando à noite, na praça do Coreto com Diego Serra, músico ludovicense, cuja a história de vida, ativismo e artística se resume a Barreirinhas.

Sábado À noite

A programação começa às 19h, com o long-set de uma hora do DJ Jorge Choairy, ator, sonoplasta, pesquisador musical desde 1995. Ele levará para o palco do Lençóis Instrumental 2024 um set poderoso que o consolidou como um dos 'deejays' mais requisitados de São Luís. Pra quem tá de um aquecimento antes dos shows do sábado, tem Jorge Choairy, um entusiasta da vida que acredita na dissolução da arte e do amor, reverbera seu posicionamento social através da música, expande seu corpo através da arte cênica e dissemina a paz por onde passa.

Às 20h, tem "ENCONTRO SANFONADO", reunindo Seu Raimundinho, e o clã, formado por Rui Mário e Andrezinho. O Mestre Raimundo Lima, o Seu Raimundinho é considerado o embaixador do forró no Maranhão. Resgatando e valorizando o forró de raiz no Estado, ele é um exímio sanfoneiro, habilidade que tem sido transmitida dentro do seu Clã musical.

O "ENCONTRO SANFONADO", em família, é digno de ser assistido e ovacionado.

Às 21h, tem Zeca Baleiro e banda. O músico maranhense, residente em São Paulo, é conhecido pela sua mistura de ritmos e referências musicais diversas. Artista plural, dedicado também à literatura, ao cinema e ao teatro. Acompanhado de banda, o cantor e compositor maranhense, de 58 anos, levará para Barreirinhas curtir o carisma e uma surra de 'hits' que fizeram de Zeca Baleiro, um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira da atualidade.

E pra fechar, às 23h, no palco do coreto na praça da Matriz, tem ELLAS DO FORRÓ. Que tal um bom forrozin pé-de-serra cheio de maranhensidade pra fechar o LENÇÓIS INSTRUMENTAL 2024. Assim será na praça do Coreto, em Barreirinhas, com o show ELLAS CANTAM AS MULHERES DO NORDESTE com as meninas do ELLAS DO FORRÓ. No repertório delas tem: ANASTÁCIA, DOMINGUINHOS, LUIZ GONZAGA, NANDO CORDEL, JOÃO DO VALE, RITA DE CÁSSIA, JOSÉ ABDON DA SILVA, ZÉ RAMALHO, etc. O resto é entrar no terreiro e dançar agarradinho ao som do ritmo que é patrimônio imaterial e cultural do brasileiro.

BIOGRAFIA DO LENÇÓIS JAZZ & BLUES FESTIVAL

Há 15 anos, ou seja em 2009, nascia em BARREIRINHAS o LENÇÓIS JAZZ E BLUES FESTIVAL, como pioneiro no Maranhão e o primeiro festival do gênero na cidade maranhense, sob o comando do músico maranhense TUTUCA VIANA.

O festival se legitima como um evento renomado e reconhecido nacionalmente e internacionalmente com legados importantes nos âmbitos econômico, turistico, cultural e social, tendo como cenários São Luís, ilha patrimônio da Humanidade, e Barreirinhas, localizado na região dos Lençóis Maranhenses, um dos mais imponentes e belos santuários ecológicos do planeta.

Enfim, para onde nos levam os sonhos? Um sonho pode ser uma ilusão, um delírio na noite esquecida das almas que dormem... Sonhos podem nos assustar, podem nos acordar. Sonhos podem até nos mover! E o que podem os sonhadores, quando se unem? “Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto, é realidade”, já cantava Raul. E foi de um sonho que nasceu o Lençóis Jazz & Blues, há quinze anos! Tudo começou quando Tutuca Viana, idealizador e produtor do festival, teve a oportunidade de tocar em Montreaux, no ano 2000. "Participar deste evento tão importante, foi um portal", ele conta. “Ficou doido”, o sonhador... Assim como dizem, voltaram os astronautas depois que pousaram na Lua... Quando aqui pisaram, já não eram os mesmos.

Sonhar é bom, né? Mas realizar é melhor. É fazer a semente crescer, e Tutuca “foi em cima e foi embaixo”, falou com um, falou com outro sobre o desejo de fazer uma festa naquela vibe, uma celebração do jazz e do blues aqui no nosso Estado. A semente ficou maturando por oito anos, até que Tutuca lançou o seu primeiro DVD. Através desse processo, ele teve a oportunidade de trazer vários artistas para a região, que o instigaram e ajudaram a alavancar os alicerces do sonho de realizar o Festival Lençóis Jazz & Blues, em 2009, na cidade de Barreirinhas. Uma ideia ousada, inovadora e precursora por aqui. Nessa produção, Tutuca não estava só, é claro. Encontrou “outros doidos e doidas” que acreditaram na proposta: Ivaldo Guimarães ajudou na a escrever o projeto, Renata Rodrigues (a esposa) abraçou a produção junto com Tutuca e Patrícia Santiago cuidou da assessoria de imprensa. Esses sonhadores compraram a ideia e foram à luta para realizar a primeira edição do Lençóis Jazz & Blues Festival. E de lá para cá, o Festival cresceu, prosperou e tomou uma proporção que ninguém poderia imaginar. "Sempre é desafiador, nunca é fácil, mas é sempre maravilhoso ver tanta gente se reunindo para curtir artistas do Brasil e do mundo aqui, embaixo da linha do Equador. E assim vamos vencendo todos os desafios, agradecemos aos parceiros, patrocinadores, e principalmente a vocês, nosso público! E por aqui trabalhamos para que venham muitos mais Lençóis Jazz & Blues Festival para alegrar o Maranhão. Vida Longa para o Lençóis Jazz & Blues Festival!", enfatiza Tutuca.


Oficinas e Oficineiros

BARREIRINHAS - MA

9/AGOSTO

Local: Auditório do IFMA Campus Barreirinhas;
Oficina 1: Gaita, guitarra e percussão: harmonia, ritmo e construção musical;
Oficineiros: Jefferson Gonçalves (Gaitista/produtor musical) e Bitencourt Duo – formado por
Júlio Bittencourt (bateria e percussão) e Luciano Bittencourt (guitarra hibrida e violão);
Oficina 2: Cantar: Arte e profissão nos dias atuais
Oficineiro: Taryn Szpilman – Cantora, compositora e dubladora Ficou conhecida pelo público
em geral (além do jazz e do blues) por dublar a rainha Elsa no musical da Disney, Frozen;
Horário: 8h às 12h
Público Alvo: Corpo discente e docente do IFMA Campus Barreirinhas (não haverá inscrição, as oficinas serão direcionadas aos alunos e professores do IFMA Campus Barreirinhas)


CIRCUITO BARREIRINHAS

Dias 09 e 10 de Agosto de 2024

Local  Praça da Matriz

Dia 9 de Agosto de 2024

19h Dj Pedro Sobtinho

20h Sued Richarllys quarteto

21h Ana Cañas Canta Belchior  

22h Jefferson Gonçalves e Taryn Szpilman

Palco Coreto da Praça da Matriz 23h Diego Reis

Dia 10 de Agosto  de 2024

19h Dj  Jorge Choairy

20h “Encontro Sanfonado’’Seu Raimundinho, Rui Mário e Andrezinho  

21h Zeca Baleiro e Banda

Palco Coreto da Praça da Matriz 23h00  Ellas do Forró
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.