Música feita com verdade, liberdade e representatividade

Peso da Ilha é o nome do primeiro EP da cantora e compositora maranhense Núbia

O lançamento do EP aconteceu dia 20 de novembro, O trabalho com seis faixas tem produção musical assinada por Sandoval Filho, do Blackroom Studio. Já está disponível nas plataformas de streaming.

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
"O Peso da Ilha é a primeira ceia da nossa casa, é uma revisitação à nossa trajetória", diz a artista sobre o primeiro EP. Crédito da foto: Danrley Igor (Núbia )

Núbia Rafaele Rodrigues Santos ou Núbia, conhecida no meio artístico e entre os fãs, aos 26 anos, é uma das vozes femininas de peso do reggae produzido no Maranhão. Embora reconheça Célia Sampaio como a diva do reggae, Núbia está na cena local há seis anos e caiu nas graças de quem é regueiro de carteirinha ou não.

Em conversa com o jornalista Pedro Sobrinho, na noite dessa segunda-feira (29/11), no PLUGADO, na MIRANTE FM, a cantora e compositora apresentou no quadro FAIXA A FAIXA o novo e primeiro EP, "Peso da Ilha". O lançamento do disco com cinco músicas, aconteceu no último dia 20 de novembro, Dia da Nacional da Consciência Negra.

Para Núbia, este EP é um marco importante, o seu cartão postal o Maranhão e mundo afora ouvir. Ela também destacou o mês de novembro, pois apresentou as canções do disco para o público na feirinha criativa Café Cuxá, além do Eita Piquena Arteira e o Festival BR135.

- O bom é festejar o EP com o público. E a oportunidade veio com a realização de diversos eventos na cidade neste mês de novembro. O público reagiu muito bem ao trabalho e as músicas estão disponíveis para se ouvir - ressalta.

Sobre o conceito musical do disco, Núbia explica que apostou em um disco fechado com o orgânico, do estúdio para o palco, dando maior ênfase aos instrumentos, em que ela diz, que incluiu elementos de sopro e percussão.

- Os lançamentos ficam por conta das músicas Undefined Love e Peso da Ilha, single que dá nome ao projeto. Os hits Voo de Renúncia, O Mito e Bomber Man, lançados em versão eletrônica anteriormente, são apresentados neste EP com nova roupagem, refletindo os grooves do palco - esclarece.

Sustentando um estilo único e sagrando sua assinatura nas interpretações, a compositora trouxe para o álbum uma mistura rica de estilos da música jamaicana, ritmos urbanos e elementos regionais.

- O sabor do reggae roots, tão marcante na cultura maranhense, não poderia deixar de estar presente. A sonoridade de Peso da Ilha se tornou ainda mais completa com a participação de instrumentistas convidados na gravação, são eles: Bigorna (trompete), Sarah Byanchi (saxofone), Marcos Chagas (trombone) e Kadu Galvão (percussão) - destaca.

Continua após a publicidade..

A banda que faz a magia do reggae acontecer junto à Núbia é formada pelos músicos Filipe Lisboa (guitarra), Rodrigo Nascimento (contrabaixo), Cahhi Silva (bateria), Igor Ruan (teclados). A produção musical é assinada por Sandoval Filho, do Blackroom Studio.

Representatividade

As músicas de Núbia têm um forte enfoque social e podem ser entendidas como músicas de protesto, explica a cantora. A escolha é consciente.

- Me reconheço como mulher preta LGBTQIA+ de São Luís do Maranhão, nordestina, que canta e compõe. Desde o início, tive o intuito de dar voz às minhas questões e àquelas que acredito. Por meio das músicas, elas podem ser potencializadas. Eu consigo me comunicar melhor desta forma e a utilizo como arma, neste sentido. Mas não limito minha participação em outras áreas - diz a artista.

A passos largos, a potência de Núbia vem conquistando territórios fora do Maranhão. Em 2021, a cantora representou o Maranhão na 5ª edição da WME Conference, plataforma dedicada inteiramente às mulheres da indústria da música. Também teve o seu nome selecionado na primeira etapa do Festival Se Rasgum, realizado em Belém, capital paraense.

A cantora já cantou ao lado de Zeca Baleiro e Carlinhos Brown (campanha Especialistas de Verão, da Havaianas). A artista também marca presença na plataforma de música independente global Dublab, cuja versão brasileira tem somente dois anos.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.