Boi de Nina Rodrigues reinventa o sotaque de Orquestra no Maranhão
Natural de Barras, no Piauí, Maria da Conceição Fortes Braga chega ao Maranhão para fazer história na Cultura Popular do Maranhão. Fundado em 1990, o Boi de Nina Rodrigues é uma referência no São João do Maranhão.
O boi de Nina Rodrigues foi criado município de Nina Rodrigues, antiga Vila da Manga, distante de São Luís 180 Km, situados às margens dos rios Munim, Preto e Iguará.
Em 28 de março de 1989, com o objetivo de preservar e resgatar os traçõs culturais e remanescentes do município, Concita Braga, inicia uma pesquisa dentro da Nina Rodrigues para identificar qual das manifestações folclóricas representaria com maior dignididade as histórias/estórias, os costumes e valôres daquela comunidade. O bumba meu boi foi a brincadeira escolhida com a mais expressiva. A partir daí, surge o bumba meu boi de Nina Rodrigues "Brilho da Balaiada", com o DNA da família Braga,
O boi nasce em 1990 desenvolvendo junto ao povo maranhense, o resgate cultural através da música e poesia, na perspectiva de manter vivo e exuberante o sotaque de orquestra. Desde então, o boi de Nina Rodrigues, com mais de 20 anos de existência, gravou cinco vinis, 22 cd´s, mantendo-se como referência da Cultura Popular do Maranhão.
Continua após a publicidade..
Em entrevista ao programa Barracão Pão com Ovo, apresentado por João Marcos, César Boaes (Clarisse Milhomem), Adeilson Santos (Dijé), produção do jornalista Pedro Sobrinho, a folclorista Concita Braga, a brincadeira mantém suas coreografias harmônicas, ritmadas, sendo o pioneiro na introdução de novos instrumetos não utilizados até então no bumba boi de orquestra, sem perder, no entanto, as suas raízes e preservação das suas características regionais.
Entre os artistas locais que contribuiram com o boi de Nina Rodrigues, Concita destaca Josias Sobrinho, Rogéryo Du Maranhão, Djalma Chaves, Papete, Betto Pereira, Mano Borges, César Nascimento, Humberto de Maracanã.
"Nordeste Brasileiro" é uma das principais toadas da brincadeira. A composição é da própria Concita Braga, natural de Barras, no Piauí, e tem como nome de batismo, Maria da Conceição Fortes Braga.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira