Boizinho Barrica rompe padrões, encanta o Brasil e o Mundo com magia, colorido e musicalidade
Nascido e criado na Madre Deus, comunidade de pescadores e palco dos festejos de São Pedro, a brincadeira é liderada pelo pesquisador, produtor cultural, José Pereira Godão.
Na Madre Deus, comunidade de pescadores, responsáveis pela criação do bumba meu boi da Madre Deus, no sotaque de matraca ou da ilha, e do festejo de São Pedro, surge o Boizinho Barrica, idealizado pelo pesquisador, produtor cultural, José Pereira Godão.
A ideia inicial do Barrica tinha tudo para não dar certo: um boizinho com corpo de barrica apaixonou-se pela Estrela Dalva, e encantado pelo seu brilho nas claras noites juninas, resolveu percorrer os arraiais de São Luís em busca de sua amada.
Mesmo imaginado pelo viés poético, o Boizinho Barrica, como foi batizado, em princípio não teria a menor chance de brilhar nos arraiais e terreiros da ilha de São Luís, dominados por bois imensos, ricamente adornados e embalados por batalhões arrasadores, como os bois da Maioba, Maracanã, por exemplos, aonde chegam fazer a terra tremer e a poeira levantar.
Continua após a publicidade..
Mas, o Boizinho Barrica nasce quebra paradigmas, rompe padrões, no folclore maranhense com uma criação atípica. Com isso, espantou puristas e sofreu restrições por cometer a audácia de bailar nos quatro sotaques do bumba meu boi do Maranhão, além de beber nas fontes do tambor de crioula, coco, entre outras manifestações do folclore maranhense. Enfim, ganhou vida no universo junino de Sao Luís e está há 35 anos encantando multidões, no Brasil e resto do mundo (17 viagens internacionais).
No Barracão Pão com Ovo, do último dia 5 de junho, Godão e Bulcão, este último um pilar nas composições do Boizinho Barrica, destacaram com lirismo a saga da brincadeira movida pela magia, colorido e musicalidade.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira