Ribinha fala da importância do pai Humberto de Maracanã para a Cultura Popular do Maranhão
Humberto nasceu em São Luís, no dia 2 de novembro de 1939. Há mais de 40 anos fez parte do bumba meu boi, no sotaque de matraca, o Boi de Maracanã, do qual era compositor e intérprete de toadas desde os 12 anos.
Humberto de Maracanã, o Guriatã, foi homenageado no programa do último dia 4 de junho, no Barracão Pão com Ovo, na Mirante FM. Ele morreu, aos 75 anos, no dia 19 de janeiro de 2015. Representando à comunidade e a brincadeira do boi de Maracanã, Ribinha destacou o significado do pai, Humberto, para o folclore e a Cultura Popular do Maranhão, além de cantar "à capella" a épica toada "MARANHÃO MEU TESOURO MEU TORRÃO".
Ícone
Humberto nasceu em São Luís, no dia 2 de novembro de 1939, era casado e pai de 22 filhos.Mestre em cultura popular reconhecido pelo Ministério da Cultura, ele também foi premiado como mestre da cultura brasileira no 23º Prêmio da Música Brasileira.
Continua após a publicidade..
Há mais de 40 anos fez parte de um dos mais tradicionais grupos de bumba meu boi, no sotaque de matraca, o Boi de Maracanã, do qual era compositor e intérprete de toadas desde os 12 anos.
Aos 34 anos, tornou-se mestre do grupo e foi batizado como "Humberto do Maracanã". Ele era reconhecido pela interpretação da toada que se tornou símbolo do São João do estado maranhense, "Maranhão, Meu Tesouro, meu Torrão", música que também foi já gravada pela cantora maranhense Alcione.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira