A cantora maranhense Dicy foi contemplada nos editais Conexão Cultural do Maranhão e no Arte com Respiro Múltiplos de Emergência do Rumos Itaú Cultural. A informação foi dada pela própria artista durante participação na edição deste domingo (10/5), do Plugado, na Mirante FM.
O objetivo dos editais é atender os artistas das mais variadas vertentes neste período de suspensão social.
Dicy
Apesar de ter nascido em Coroatá, cresceu em Imperatriz, onde começou sua história musical como integrante do “Flor de Cáctus”, projeto musical formado com as cantoras Jovanilde Rocha e Helyne Jully.
Ao longo da sua trajetória, participou de numerosos festivais de música, conquistando espaço no cenário musical maranhense, tais como Festival Caneleiros de Música da Terra (Prêmio de Melhor Intérprete e 3° lugar no Prêmio de Melhor Música), FABER – Festival Aberto Balneário Estância do Recreio, onde conquistou o Prêmio Revelação. Já em São Luís, foi premiada
Continua após a publicidade..
Com 1º Lugar no 11º Festival Universitário de Reggae – UNIREGGAE, o qual participou com a música Lavadeira, 1º Lugar no III Festival João do Vale de Música Popular em 2008, com a música Redemoinhos e 2º Lugar no 12º Festival Universitário de Reggae, com a composição Baixada, fruto do trabalho conjunto da cantora e de Joaquim Ferreira.
Ela tem os ouvidos atentos aos novos compositores e intérpretes da música. Dicy tem, ainda, como influência artistas de forte identidade na cultura negra como Cesaria Évora, Milton Nascimento, João do Vale, Bob Marley, Wilson Moreira e, dentre os mais contemporâneos, Gérson da Conceição, Lura, Nego Ka’apor e Elizeu Cardoso.
Rosa Semba é o primeiro álbum solo da cantora maranhense. O disco foi gravado em formato de CD e Vinil. O disco tem arranjps do músico e produtor espanhol Javier Sirera com participação do saudoso Gérson da Conceição. O projeto gráfico é de Amanda Simões com fotografia de Márcio Vasconcelos. Figurisno dos artistas plásticos Cláudio Costa e Marcos Ferreira.
Além da música "Rosa Semba", de autoria do compositor maranhense Beto Ehongue, o trabalho traz ainda as músicas "Equinócio", do escritor e compositor Elizeu Cardoso e "Quem é Essa Nega" do músico e compositor João Simas.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira