Perda

Roberto Fernandes fazia jornalismo com excelência

O jornalista e radialista morreu, aos 61 anos, na noite dessa terça, em um hospital São Luís. Roberto Fernandes era casado com dona Sueline, deixa dois filhos e neto. Ouça a última crônica dele no Ponto Final, na Mirante AM.

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
O jornalista e radialista Roberto Fernandes (Divulgação)

A notícia que o Grupo Mirante de Comunicação não gostaria de receber e dar aos ouvintes, telespectadores, admiradores do jornalista Roberto Fernandes, de 61 anos. Na noite dessa terça-feira (21/4), o jornalista Roberto Fernandes morreu por complicações causadas pela Covid-19. Ele estava internado desde o dia 23 de março no Hospital UDI em São Luís com um quadro de pneumonia.

Atualmente Roberto Fernandes era âncora dos programas Ponto Final, na rádio Mirante AM, e no Bom Dia Mirante, na TV Mirante, afiliada maranhense da Rede Globo.

Jornalismo com Responsabilidade Social

Como cidadão defensor da democracia e liberdade de expressão, o jornalista Roberto Fernandes era um manancial de informação e passava aos ouvintes e telespectadores com maestria, ética e responsabilidade como exige o Regimento da profissão.

Entre as inúmeras falas de pessoas de diversos segmentos sociais reverenciando o profissionalismo de Roberto Fernandes, pedimos licença para as palavras sinceras e singelas de ED Wilson, jornalista e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que teve no rádio a sua fonte de inspiração e defesa na tese de doutorado na PUCRS, com o título “A palavra falada em pulsação: produção e recepção dos programas jornalísticos nas emissoras de rádio AM, em São Luís”.

Para Ed Wilson, "Roberto Fernandes era famoso, reconhecido e celebrado, mas nunca deixou de ser um profissional simples, tranquilo, honesto e com a dose certa de humildade".

- Enfim, a voz de Roberto Fernandes silenciou, mas a sua força espiritual no rádio segue vibrante, servindo de exemplo e referência para outros tantos profissionais, ouvintes e às novas gerações de comunicólogos -.

Continua após a publicidade..

Histórico

Nascido em 21 de outubro de 1958 em Vitória de Santo Antão, município localizado na Região Metropolitana de Recife em Pernambuco, foi no Maranhão que o pernambucano construiu uma carreira no jornalismo.

Ele se formou em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), radialismo e direito. Durante sua carreira, ele teve passagens pela Rádio São Luís AM, TV Brasil (antiga TVE) e Rádio Educadora AM. Roberto Fernandes também foi presidente do Moto Club, time de futebol maranhense.

Em 1999, Roberto Fernandes ingressou no Grupo Mirante. Há 20 anos, ele apresentava o programa Ponto Final, na Rádio Mirante AM, um dos líderes de audiência nas manhãs da rádio no Maranhão. No jornalismo, ele atuou como comentarista esportivo do canal SporTV em jogos do Sampaio Corrêa no Campeonato Brasileiro série B.

Atualmente, além do seu programa na rádio, ele também era apresentador de política do programa Bom Dia Mirante. Roberto Fernandes era conhecido pelo jeito duro de fazer críticas políticas e por seu bom humor com colegas, ouvintes e telespectadores.

Em 2018, ele participou do especial do Repórter Mirante sobre os 30 anos da Rádio Mirante AM. Em entrevista, ele falou sobre o trabalho que desenvolvia com muita paixão.

Roberto Fernandes era casado com Sueline Morais Fernandes e deixa dois filhos, Roberto Fernandes Júnior e Vinicius de Moraes Fernandes. Ele deixa também um neto, Murilo Fernandes e a nora Camila.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.