Itinerância

Caminhada Rumos passa por São Luís e tem como foco a pluralidade de linguagens artísticas

Artistas, produtores e pesquisadores trocaram informações, na última quinta-feira, com representantes do Itaú Cultural sobre o Edital Rumos biênio 2019/2020. O bate-papo aconteceu no Teatro Napoleão Ewerton do Sesc.

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
Ana de Fátima Sousa em bate-papo na Mirante FM (Denise Andrade)

A Caminhada Rumos passou por São Luís, na última quinta-feira (12/9), representada por Ana de Fátima Sousa, gerente de comunicação do Itaú Cultural, e Valéria Toloi, gerente de Educação e Relacionamento do Instituto, e plateia calorosa e ávida em tirar dúvidas e esclarecimentos sobre o Edital Rumos Itaú Cultural biênio 2019/2020. o evento aconteceu na última quinta-feira (12/9), no Teatro Napoleão Ewerton do Sesc, na capital maranhense.

Em conversa com o Plugado, na Mirante FM, Ana de Fátima Sousa disse que o Rumos foi pensando para ser plural, desde a proposição dos projetos, passando pela abordagem, proponentes até a localização geográfica. Segundo ela, o edital aceita propostas de pessoas físicas e jurídicas, duplas, trios, coletivos, além de agregar pessoas de trans e travestis, entre outros proponentes que podem inscrever projetos que tratem sobre quaisquer expressões artísticas e/ou intelectuais. Não há limite de valor para projetos inscritos por pessoas jurídicas. Já para pessoas físicas, o limite é de até R$ 70 mil.

- A gente intensifica este edital para pessoas surdas, cegas e com baixa visão. Também estamos dando oportunidade de nome no campo social para as pessoas das comunidades trans, travestis para se inscreverem usando os nomes que lhes representem efetivamente. Da parte burocrática, a novidade que é a declaração de um limite de valor para quem quiser se inscrever e fazer o contrato no Itaú Cultural como pessoa física. Para este formato, perfil de proponente, o valor máximo é de R$ 70 mil, formam as novidades do edital 2019/2020 que continua flexível, fácil de responder e se cadastrar - explica.

Nesta edição, também, é recomendado roteiro e ficha técnica para quem for se inscrever na categoria audiovisual.

itinerância

Ampliar o olhar sobre as produções artísticas de todo território brasileiro buscando valorizar a pluralidade de linguagens. Esta é a proposta da 19ª edição do Rumos Itaú Cultural. São Luís foi polo desta caminhada itinerante do Rumos. E questionada sobre a participação maranhense no programa, Ana considerou como uma potência devido os trabalhos apresentado.

- O Maranhão tem participado cada vez com mais qualidade artística e de pesquisa quando se inscreve no Programa Rumos. A gente acredita muito na potência dos maranhenses. Por isso, a gente acha tão importante estar realizando a caminhada em São Luís, conversando com os artistas, produtores e pesquisadores locais. O edital tem uma certa carência de atingir mais o Centro-Oeste, parte do Nordeste e o Norte. É por isso que a gente faz tanta questão de ir fisicamente nesses lugares para conhecer a cena local, entender as demandas locais. Esta é a conversa que a gente chama da Caminhada Rumos - salienta.

Continua após a publicidade..

Segundo Ana, além da troca de informações, conhecer a realidade local, ouvir sugestões para inovação do Itaú Cultural também faz parte da metodologia da Caminhada Rumos.

- O bate-papo é uma maneira de convencer o maranhense a participar do programa. A gente abre a conversa, ouve as necessidades, as questões locais e nesta troca de informação ouve sugestões para renovar e fortalecer ainda mais o programa. Enfim, a gente acredita que ao longo do processo a gente vai aumentando a participação dos maranhenses no edital - ressalta.

Como um dos programas mais longevos de arte e de cultura, fato comemorado pela coordenação do projeto, o Rumos se tornou uma espécie de crença para a instituição. E sem desafios a enfrentar, para Ana de Fátima todo o processo passa por mpliar o olhar sobre as produções artísticas de todo território brasileiro buscando valorizar a pluralidade de linguagens. Para ela, o maior legado edital é torná-lo um espaço de escuta atenta às necessidades dos proponentes.

- O grande desafio de todos os editais do país é de se manterem atentos, parceiros dos projetos, entendendo as demandas regionais, já que esse país tem necesssidades muito diferentes quando a gente viaja por ele. Acho que o desagio é sempre permanecer como espaço de escuta atenta aos nossos artistas, pesquisadores, proponentes que buscam realizar seus sonhos e seus projetos - assegura Ana, em tempos de um Brasil cheio de incertezas.

Inscrições

Até 18 de outubro estão abertas as inscrições para a 19ª edição do Rumos Itaú Cultural 2019/2020. O anúncio, um dos mais aguardados entre editais voltados para a cultura, foi apresentado no último dia 2 de setembro, durante coletiva de imprensa realizada na sede do instituto em São Paulo. Interessados podem acessar o endereço rumositaucultural.org.br. A previsão é de que o resultado seja divulgado no dia 25 de maio de 2020.

A seleção dos projetos passará por duas comissões: uma primeira fase realizada pela Comissão de Avaliação e em um segundo momento, o processo seletivo passará por uma Comissão de Seleção multidisciplinar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.