O cantor e compositor maranhense, Gérson da Conceição, falou pela última vez, no último dia 4 de abril, na Mirante FM. Em uma entrevista ao programa Plugado, apresentado pelo jornalista Pedro Sobrinho, o músico falou de amor, das parcerias, influências musicais, de Jah e da celebração musical que faria no dia seguinte, no Créole Bar, reunindo vários músicos locais e deejays.
Lamentavelmente, de forma prematura, Gerson da Conceição morreu na noite segunda-feira (22), aos 52 anos, em São Paulo. Ele é um dos cantores mais conhecidos do reggae e da música do Maranhão. A causa d morte foi um infarto fulminante.
Gerson da Conceição era graduado em música pela Faculdade Paulista de Artes (FPA) e tinha em seu currículo gravações com artistas como Zeca Baleiro, Rita Benneditto, Banda Black Rio e Tribo de Jah.
No último dia 5 de abril, o cantor fez o seu último show em São Luís, quando brindou o público com músicas autorais e clássicos do reggae.
Repercussão
Nas redes sociais, a morte de Gerson da Conceição causou comoção. Confira.
- Lamento profundamente a morte do cantor e baixista Gerson da Conceição, da banda Manu Bantu. Há duas semanas estávamos no Bar do Nelson. Naquele momento, apresentei a ele o também cantor Rusty Zinn e esse encontro rendeu um papo legal sobre música. Conheci Gerson na Mirante FM, ele andava muito com Tony Tavares, eu ia junto com eles para todo canto. Vi a canção “Down Down” nascer na voz e violão do cantor. Descanse em paz - Gerson - DJ Valdinei, apresentador do Reggae Point, na Mirante FM.
Gersão, grande amigo e músico espetacular maranhense que nos deixou ontem. Uma perda irreparável. Sua música fez parte da minha adolescência quando eu morava em São Luís. Que sua luz brilhe pra sempre! - Pedro Dantas, músico.
- Eu nem sei o que dizer, ainda estou tentando assimilar essa triste notícia da passagem de meu amigo querido Gerson da Conceição, um dos primeiros Cavaleiros de Aruanda e mais que isso, um artista maravilhoso, cantor, compositor, regueiro de responsa, criador da super banda de reggae Mano Bantu – Rita Benneditto, cantora.
- Grande parceiro, amigo, grande baixista, compositor e intérprete. Gérson da Conceição. Mais um músico que agora está a brilhar como grandes estrelas! Vai na fé! - Mano Borges, cantor e compositor.
- Estou até agora tentando digerir esta dura realidade. Parceiro de tantos momentos musicais, sorrisos e reflexões ! Salve, Gerson da Conceição ! Que Jah o tenha, irmão!- César Nascimento , cantor e compositor.
- Estou sem chão. Perdemos um dos maiores nomes do reggae maranhense. Meu amigo Gerson da Conceição se foi. Siga em paz, irmão – Ademar Danilo, jornalista.
- Não sei nem o que dizer, nos falamos sábado, Gersão! Pq? A gente prometeu compor e gravar juntos uma música igual aquela linda que você me mostrou, nos vimos pelo whats pela última vez aqui nessa terra, eu tava em sampa e quis te ver mas tu não podia pq tava pegado. A gente prometeu se encontrar irmão! Obrigado por tudo, mas tudo mesmos, pelos toques, por teu carinho, tua musicalidade, música, amor, amizade de irmão que se curte e se respeita. Jamais vou te esquecer meu amigo, jamais!!! Vai com Jah, vai tocar no mundo espiritual, aqui vc vai fazer muita falta, muita, muita… Meus sentimento mais profundos a todos os familiares e amigos! Vai na paz, na luz meu parceiro! – Glad Azevedo, cantor e compositor.
Continua após a publicidade..
- Tô com meu estômago doendo muito, a alguns minutos recebi a triste notícia que meu grande amigo Gerson da Conceição, excelente em tudo musicalmente, letra, música, produção musical , sempre ao meu lado em minhas construções musicais, o Brasil perde um dos melhores do Reggae, afrobeat, música Brasileira e o mundo também perde um grande talento !!! – Dagô Miranda, músico paulista.
- Não tem como não sentir a perda de Gerson da Conceição, seja musicalmente ou pela sua energia de um homem bom. Seus shows eram verdadeiros congressos de como se portar no palco e ser um homem Groove. Cada pesar pesa no peito! Mais uma estrela se acende no céu, força à família e amigos - Emílio Andrade.
- Tenho muita alegria de todas as minhas parcerias musicais. Todas elas me fizeram ir um pouco mais longe, me deram e me dão um pouco mais de gás. Entre elas, um cara que era pura energia chamado Gérson da Conceição. Agora ele se vai, de repente. Está acima de minha compreensão como a vida pode abrir mão de alguém como Gerson. Ele que transpirava vida, a pura VIBE que emanava dos seus dreads antenados. Fica a alegria de tê-lo conhecido, construído algo com ele mas, acima de tudo, de saber que seu contrabaixo poderoso continuará eternamente açoitando a Babilônia. Gerson Vive! - Fernando Abreu, poeta.
- Hoje a ilha está de luto. Perdemos um grande artista. Meu brother Gerson da Conceição. Nosso Manu Bantu. Nos conhecemos na escola de música Dó Ré Mi aonde eu lecionava na década de 90 e dai nasceu uma grande Amizade. Fizemos muitos Shows . Guetos e Manu Bantu desde a época da Escadaria do Reggae. Ele a pouco tempo produziu uma música minha Deusa de Ébano. Gravada nas vozes de Fauzi Beydoun e Ivandro Coelho. Pedra Lapidada com Maestria. Descanse em paz Brother. Agora ao lado de Jah. Fica as boas lembranças e a Amizade pulsando no coração. Deixa Pulsar - Preto Nando.
- A gente sabe que essa vida é um sopro e de onde vem esse vento nos é negado conhecer o destino. A gente tb sabe que "quem" ou "o que" o sopra é um senhor dos ventos muito caprichoso e faz suas escolhas sem nos explicar suas razões, e é assim que a roda gira, mas mesmo sabendo disso, quando esse sopro nos leva alguém que nos é querido, é sempre uma surpresa, dessas que nos cala.
Eu ainda não assimilei essa notícia...
É uma perda imensa essa pra nossa música. A música perde um dos seus grandes mágicos do groove, daqueles raríssimos.
Que ventos alísios levem mestre Gerson,serenos e pacíficos como ele era e nos acalmava a alma - Nivandro Costa Vale, músico.
" Ôôôôô Good Man ..... Ôôôôô Groove Man....Por que Deus nos tira sempre a melhor flor....Deixando nosso jardim sem amor...Meu coração espatifou.Por nunca mais ouvir as notas do amor..." - Aziz Jr. músico e produtor cultural.
História
Gerson da Conceição saiu de São Luís há mais de 15 anos para tentar a carreira em São Paulo. Durante este tempo fez shows, produziu discos e compôs trilha sonora para filmes. É o lider da banda Mano Bantu, que já dividiu o palco com grandes nomes do reggae internacional como os jamaicanos U Roy, Clinton Fearon e a cantora inglesa Sylvia Tella.
Como produtor assinou os arranjos e direção musical da faixa “Ultimo Post”, do Album “ O disco do ano" do artista Zeca Baleiro, que tem participação especial da cantora Margareth Menezes. Produziu também, juntamente com Edu Zappa, a trilha sonora do curta Jardim Beleléu, do diretor Ari Candido Fernandes.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira