Show

"São Luís: cidade com a 'Aura' regueira"

Fabiana Rasta falou da experiência musical na Europa, shows, internet e do movimento reggae em São Luís.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h57

A cantora Fabiana Rasta participou da edição desse domingo (13/9), do Plugado, na Mirante FM. A cantora falou do trabalho e interagiu com o "setlist" do programa.

- Com muito prazer, pela primeira vez, estou aterrisando em solo da Mirante. Estou muito feliz - destacou Fabiana.

Alma regueira

Indagada sobre o envolvimento com o reggae em São Luís, Fabiana disse que o motivo em morar na cidade é devido a paixão pelo reggae.

- Já andei por outros Estados e desobri confirmei o que sempre se fala por aqui a respeito do reggae a nível nacional. Em São Luís, se tem uma aura regueira. Se tem um ambiente regueiro que você não encontra em outras cidades brasileiras. Enfim, o reggae se tornou um atrativo pra mim - assegurou.

Tour

Fabiana Rasta, ainda, falou da experiência internacional pela Itália e França, vivenciada este ano. Após retornar da temporada europeia, a cantora fez shows nas cidades de Fortaleza (CE) e Floriano (PI).

Virtual

Fabiana diz ser uma artista em movimento e um discurso coerente e afiado. A maior prova que tem atitude, ela disse que flerta bem na divulgação do trabalho com as ferramentas da internet.

Coerência

Continua após a publicidade..

E quando o assunto é o movimento reggae e o predomínio da cultura da radiola sobre quem faz reggae autoral e orgânico, Fabiana foi sensata ao dizer que se sente incomodada. Segundo ela, o artista deveria ter um espaço merecido no cenário regueiro em São Luís.

- Defendo a radiola como uma divulgadora do reggae em São Luís. Mas, deveria se ter uma abertura, também, para o músico que faz esse reggae com a cara do Maranhão. Esse elo entre a radiola e o artista de forma equilibrada seria significativo para o movimento do reggae no Estado - explica.

E quando o assunto é uma referência feminina no reggae produzido no Maranhão, Fabiana cita o nome de Célia Sampaio com respeito, admiração e uma das influências no que aprendeu a fazer de maneira autoral com o reggae.

Histórico

Fabiana Rasta, cantora de reggae desde 2000 em São Luís do Maranhão, têm sido a representante do reggae feminino maranhense a nível local e nacional, apresentando – se em estados como Piauì, Parà, Cearà e Amapà. Além de interprete é compositora e musicista e já fez duetos com Derrick Morgan, Cedric Myton, Kenyatta Hill, Lloyd Parks e Fauzi Beydoun.

Filha, de pai baiano e mãe maranhense, é natural da Bahia mas desde muito pequena reside em São Luís, portanto, assimilou toda a cultura do reggae maranhense para a sua musicalidade. Sua carreira se iniciou em blocos afros, em seguida, passou por algumas bandas de reggae como a Capital Roots e atualmente, segue em carreira solo. A sua influência é o reggae roots jamaicano da década de 70 a 90 e também as grandes divas comoMárcia Griffithis, Dawn Penn, Judy Mowatt, Rita Marley, Dezarie e outras.

Atualmente, depois de ter lançado, pela internet, seu primeiro trabalho musical em Novembro de 2013, intitulado de CD Promo, onde é uma compilação de 10 faixas retratando vários momentos da sua arte de cantar reggae, ela lança este primeiro show temático, o qual é focado em sua próprias composições e covers de algumas das grandes cantoras de reggae como Judy Mowatt, Márcia Griffiths, Rita Marley, Carlene Davis, Dawn Penn, Hortense Ellis, Célia Sampaio, Barbara Jones, Donna Marie e outras, buscando assim valorizar a produção do reggae feminino. Além disso, seu repertório conta com clássicos de artistas que agitam o salões da Jamaica Brasileira até os dias de hoje, comoGregory Isaacs, Bob Marley, Eric Donaldson e outros .

Fabiana Rasta, conhecida como O Grave Feminino do Maranhão, possui uma voz grave e forte, além de interprete é também compositora, já tendo lançado os singles Que Beleza, Reggae me Faz e Tranças Rebeldes onde levanta a bandeira do reggae e também faz uma crítica ao sistema capitalista.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.