Expoente da música popular brasileira por suas letras contestatórias, melancólicas e irônicas, o cantor e compositor Belchior, morreu aos 70 anos. De acordo com os jornais O Povo e Diário do Nordeste, do Ceará, Estado natal do músico, familiares não divulgaram a causa do falecimento que ocorreu na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Sul. O governador cearense, Camilo Santana, disse em nota de pesar que "o povo cearense enaltece sua história, agradece imensamente tudo que fez e pelo legado que deixa". Um velório na capital com homenagem ao cantor está sendo preparado.
O autor de sucessos como Medo de avião, Velha roupa colorida e Apenas um rapaz latino-americano, teve o auge da carreira nos anos 70, com discos próprios e gravações de intérpretes como Elis Regina, que transformou Como nosso pais, composta pelo cearense, em hino de uma época. Em 1976 gravaria o disco Alucinação, que o consolidaria no cenário musical nacional.
Turbulências e desaparecimento
Belchior enfrentou turbulências nos últimos anos, recluso e fora do palcos. Em 2009, ganhou as manchetes depois que sua ex-mulher contratou um advogado para cobrar supostas dívidas e pensão devidas pelo cantor. “Para a família, Belchior está sumido desde 2007”, calculava o advogado da ex-mulher de Belchior, na TV, naquele ano. Belchior chegou a falar com o programa Fantástico, no Uruguai, informando que trabalhava no país em traduções da suas canções para o espanhol. "Sou um rapaz latino-americano."
Mesmo cultuado, Belchior recusou os convites para voltar aos palcos. Nos últimos anos, se popularizou no Ceará e em outras partes a frase "Volta, Belchior" em muros. No Carnaval deste ano, ele foi homenageado em blocos em São Paulo e em Fortaleza.
Belchior não volta mais, mas, pra sempre estará sem partir na música popular brasileira.
Belchior você ouve na @mirantefm MUITO MELHOR
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.