Som das Praias

Petição contra YouTube é assinada por Jack White, Beck e Lady Gaga

A queda de braço também tem acontecido no Brasil

João Marcus

Atualizada em 27/03/2022 às 10h57
(LADY GAGA)

Entre os mais recentes artistas a assinarem uma petição contra a hospedagem de material com direitos autorais em plataformas como o YouTube estão Jack White, Beck e Lady Gaga.

Dezenas de músicos e gravadoras têm defendido uma reforma na DMCA (Digital Millennium Copyright Act), a lei de direitos autorais dos Estados Unidos. Atualmente, a lei permite sites como o YouTube sediar qualquer música e vídeo postado por usuários, desde que se cumpra a remoção do material, caso haja o pedido do artista.

Os artistas afirmam que a lei entrou em vigor há 20 anos e, portanto, está desatualizada. Paul McCartney, U2, Taylor Swift, Guns N 'Roses, Pharrell, Kings Of Leon, Trent Reznor, Fleetwood Mac, The Black Keys, David Byrne e Krist Novoselic, são outros nomes que já assinaram a petição.
Embora não tenha assinado a petição, Thom Yorke, do Radiohead, recentemente comparou o YouTube à Alemanha nazista, dizendo que o site e seus proprietários do Google têm "tomado o controle da arte".

A queda de braço também tem acontecido no Brasil. Editoras e representantes dos maiores artistas nacionais têm ameaçado ir à Justiça para exigir o pagamento integral dos direitos autorais referentes ao material usado pela plataforma. Hoje, o YouTube paga 75% das taxas referentes às obras, deixando de lado o pagamento dos direitos de execução pública.

Segundo a União Brasileira das Editoras de Música (Ubem), o site de buscas fez um acordo para pagar os direitos autorais das execuções de músicas no YouTube, mas, desde janeiro de 2013, os valores não são pagos.

@mirantefm MUITO MELHOR

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.