samba

O “Trem do Samba” completa 20 anos de folia no Rio de Janeiro

Amanhã sai o trem da Central do Brasil rumo a Oswaldo Cruz

João Marcus

Atualizada em 27/03/2022 às 10h57
(Trem do Samba)

Marquinhos de Oswaldo Cruz - Criador do Trem do Samba - que completa 20 anos e sai da Central rumo a Oswaldo Cruz amanhã, pontualmente às 18h04, declarou que foi ótima a viajem do trem para a França, realizando shows em Nice e Lillie, e, pretende voltar lá para participar do Festival de Jazz de Nice no ano que vem.

Para Marquinhos, Oswaldo Cruz, com suas esquinas cheias de bambas e sua ligação com a história da azul-e-branca Portela, é o próprio Museu do Louvre do samba. O espírito é de comunidade, o morador sai para ver a própria história dele ao vivo e leva até cadeiras de praia.

Nos 450 anos do Rio, o evento traz vagões específicos para sambistas que vêm de outros estados — há o Trem de Minas no sétimo vagão do primeiro trem, e o Samba das Rocas, de Natal (RN), no sexto vagão do segundo trem.

O Dia Internacional do Samba (comemorado na última quarta) mobiliza muita gente de todo o Brasil, mas, Marquinhos, só fica chateado porque o Trem do Samba não sai mais no dia 2 desde 2010, porque ficava superlotado.

O primeiro vagão (são cinco trens, quatro deles com oito vagões) sai amanhã da estação Central do Brasil, no Centro do Rio, às 18h04, que era a hora em que o fundador da escola Azul-e-Branca Paulo da Portela pegava o trem de volta para Oswaldo Cruz. Mas a festa começa muito antes, às 15h, na Central, no Palco Vó Maria, com shows de velhas-guardas de cinco escolas (Vila Isabel , Império , Mangueira , Salgueiro e Portela) e mais bambas históricos como Osmar do Breque, Wilson Moreira , Nelson Sargento, Tantinho, Baianinho e Dunga. Saindo dos vagões, tem mais festa a partir das 19h, em três palcos montados em Oswaldo Cruz.

A entrada nos trens é gratuita, mediante a entrega de um quilo de alimento não-perecível. Vida longa ao “Trem do Samba”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.