Rádio

Diálogo e Criatividade para superar a crise

Esses são os fundamentos da gerência da Mirante FM, priorizando o ouvinte e o cliente.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h57

No ano de 2015, o assunto em questão é a crise econômica que o Brasil atravessa. É gente perdendo o emprego, os preços não param de subir, corroendo o poder de compra. Os economistas mais pessimistas sugerem que a palavra de ordem é gastar menos, porque o que vem pela frente é incerto. A crise anunciada não chegou na Mirante FM, prestes a festejar 34 anos, em 8 de setembro de 2015. E quem garante é Evandro Costa, coordenador de programação da emissora pertencente ao Grupo Mirante.

Para Evandro, se o cenário de crise existe, a rádio faz com que o comércio se supere fugindo dela.

"Na realidade, a crise já vem se anunciando algum tempo. A Rádio Mirante FM se preparou para superá-la. O mercado assimilou o que a gente queria fazer, a partir do momento em que mexemos na programação. Assumimos uma postura mais jovial, colocamos a rádio na rua. E trabalhamos uma rádio em conjunto: programação, comercial e marketing. Enfim, fazemos uma rádio para ter resultado" - admite.

A parceria, responsável pelo bom momento da Mirante FM, é destacada, também, por Gustavo Santana (gerente de marketing das rádios e portal Imirante) e Júlio Valquintan (gerente comercial das rádios e portal Imirante). O trio foi unânime em afirmar que o importante é garantir a credibilidade com uma programação segmentada, atingindo um público diferente.

"Isso é o que funciona. Nosso faturamento é superior ao ano de 2014, no mesmo período. O que interessa é cativar um 'nicho' significativo de ouvintes e ter o melhor resultado financeiro para o Grupo Mirante" - ressaltou Evandro Costa.

Investimento

Júlio Valquintan define como natural a crise econômica do país e que as empresas, geralmente, priorizam corte nos custos publicitários. Mas ele diz que a medida não passa de uma estratégia errada. Valquintan defende a tese de que a propaganda é a alma do negócio em qualquer circustância.

"Quando os negócios não vão muito bem, ou seja, o mercado está em crise, as empresas costumam cortar custos. Um dos primeiros custos que elas cortam são as verbas publicitárias. Essa é uma 'estratégia errada'. Quando o mercado está em crise, a demanda diminui. Isso representa menos consumidores comprando determinadas marcas. Esses consumidores são estimulados por meio da publicidade e outras ações de marketing. Portanto, as empresas que continuarem gritando vão concentrar essas pequenas demandas para os seus negócios. Aquelas que silenciam serão esquecidas. O investimento publicitário é a grande solução para quem quer passar pela crise. O benefício maior é que a tendência de crescer, depois da crise, é muito maior, pois a sua marca estará mais presente na cabeça das pessoas" - sugere.

Para que a Mirante FM fuja da crise, Júlio argumenta que a rádio investiu em contratação de profissionais e aumentou a preocupação com o cliente.

"É normal esse momento de dificuldade, mas para superar procuramos melhorar a qualidade dos produtos que a gente oferece. Contratamos novos profissionais e nos preocupamos com o uso da empatia nas negociações. Com a crise, as verbas diminuem. O cliente tem um tiro só pra dar. E esse tiro tem que ser certo. O cliente tem que ser assistido. Mostramos a ele que temos a solução para o seu problema de comunicação, e que ele alcançará bons resultados. Eu penso como se fosse meu o investimento. Só assim eu consigo dar o retorno que ele precisa. E nesse momento de crise, mantê-lo por mais tempo na nossa grade de clientes é o mais importante. Ele passa a fazer investimentos contínuos e não pontuais, a perceber que o investimento é baixo e com bom retorno. Essa é a estratégia que a gente tem usado. Logicamente, temos ampliado as ações de prospecção de clientes, no sentido de convencê-los de que é preciso se mostrar para que as pessoas saibam que o produto existe e precisa ser consumido" - assegura.

Afinados

O Comercial da Rádio Mirante FM é composto pelos departamentos de venda, Marketing e Operações Comerciais (OPEC). Gustavo, responsável pelo Marketing da emissora, disse que o seu departamento tem como objetivo dar suporte e ferramentas de argumentações suficientes para mostrar ao investidor que a Mirante FM é a melhor empresa de radiodifusão para o cliente investir o seu dinheiro.

"Isso é possível graças a um diálogo, um alinhamento de pensamento envolvendo uma programação segmentada, um departamento de venda atuante e um marketing criativo. Temos trabalhado em conjunto a nossa marca como promoção, ações e projetos especiais, para superar qualquer tipo de crise. Isso contabiliza para a Mirante FM um reconhecimento junto ao ouvinte. E para quem investe, um retorno, um custo-benefício interessante" - garantiu Gustavo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.