SÃO LUÍS - No sábado (2), a Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir-MA) vai realizar o encerramento do Novembro Negro, no Quilombo Urbano da Liberdade, em São Luís. No evento, além de apresentações culturais, haverá o lançamento do edital Fapema/Seir-MA (Chamada de Artigos) e a entrega de 61 novas certificações realizadas pelo estado para comunidades quilombolas.
O Novembro Negro, que engloba o Dia Nacional da Consciência Negra, não é um mês apenas para reflexão, luta e resistência do povo preto. É tempo de reverenciar heróis e heroínas negros/as. O Maranhão é o estado com o maior número, relativamente, de quilombolas do país (Censo 2022/IBGE). São 269.074 que se autoidentificaram, isto é, 3,97% da população residente no estado. O secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, concedeu entrevista ao programa Abrindo o Verbo da Mirante AM e falou sobre a importância do Novembro Negro.
“Durante todo o mês de novembro, a Seir teve uma programação que aconteceu em vários municípios do estado e para encerrar essa programação. Nos tentamos encerrar ainda no mês de novembro, mas, tivemos que receber uma comitiva de ministros do Governo Federal aqui em São Luis, então, tivemos que adiar para o segundo dia de dezembro”, declarou o secretário de Estado da Igualdade Racial.
Continua após a publicidade..
Ouça:
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias