Copa do Brasil

Veja em qual fase os maranhenses entram na Copa do Brasil

Com ampliação da Copa do Brasil, Maranhão garante três clubes na disputa nacional de 2026.

Gustavo Coelho/imirante Esporte

Atualizada em 22/12/2025 às 13h16
Copa do Brasil 2026 terá três clubes maranhenses entre os 126 participantes (Divulgação)

SÃO LUÍS – A Copa do Brasil 2026 já começa a ganhar forma após o encerramento da edição de 2025, neste domingo (21), com o título do Corinthians sobre o Vasco por 2 a 1, resultado que garantiu ao Timão o tetracampeonato da competição. Com o aumento no número de participantes e alterações importantes no regulamento, a próxima temporada do torneio nacional promete ser a maior da história.

O número de clubes subirá para 126 equipes, o que amplia também o total de fases eliminatórias: serão nove etapas ao todo, duas a mais que na edição deste ano.

Estrutura das fases da competição

Na primeira fase, 112 clubes entrarão em campo, e 14 avançarão para a segunda etapa, onde passam a integrar a disputa junto com outros 72 times que irão estrear diretamente nesta fase.

A terceira fase contará com novas inclusões: os campeões da Copa Verde, Série C, Série D e Copa do Nordeste terão entrada garantida. Nesta última, o Confiança herdou a vaga após o Bahia abrir mão da participação. Ao todo, serão 44 times classificados anteriormente somados às novas entradas.

Times maranhenses confirmados

Os clubes do Maranhão também estarão na disputa desde as primeiras fases.

Maranhão Atlético Clube (MAC) e Imperatriz estreiam na segunda fase, graças às vagas conquistadas pela participação na final do Campeonato Maranhense.

O IAPE, que garantiu vaga pelo ranking, e iniciará sua campanha já na primeira fase.

O estado ganhou uma vaga adicional em função da ampliação no número de participantes do torneio nacional.

Clubes da Série A entram mais tarde

As mudanças também alcançam os clubes da elite. As equipes que disputarão a Série A em 2026 só entrarão na Copa do Brasil a partir da quinta fase, quando se juntam aos 12 sobreviventes das etapas anteriores.

É neste estágio que começam os confrontos de ida e volta, modelo que avançará até a semifinal. A partir de 2026, a Copa do Brasil terá um marco histórico: a grande decisão será disputada em jogo único pela primeira vez.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.