SÃO LUÍS – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quarta-feira (1º), o novo calendário do futebol nacional para 2026. Entre as principais mudanças estão o início do Campeonato Brasileiro em janeiro, a decisão da Copa do Brasil em jogo único, a criação da Copa Sul-Sudeste e a ampliação das Séries C e D.
Brasileirão será disputado de janeiro a dezembro
O Campeonato Brasileiro terá início no dia 28 de janeiro e terminará em 2 de dezembro de 2026. Apesar do novo período, o formato da competição será mantido, com 20 clubes em pontos corridos. Em comparação, a edição de 2025 começa em março.
Segundo a CBF, a mudança tem como objetivo oferecer maior tempo de descanso aos atletas, aumentar o apelo comercial do torneio e valorizar o espetáculo. O Brasileirão passará a ser disputado em paralelo aos estaduais, que ocorrerão entre 11 de janeiro e 8 de março. Para evitar conflitos, as finais estaduais terão uma semana exclusiva, sem rodadas do torneio nacional.
Copa do Brasil terá mais clubes e final em jogo único
A Copa do Brasil passará de 92 para 126 clubes em 2026. A decisão será em jogo único no dia 6 de dezembro, encerrando a temporada do futebol brasileiro.
Todos os times da Série A do Brasileirão terão vaga garantida, entrando na quinta fase, antes das oitavas de final. Já os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série C e Série D iniciarão o torneio na terceira fase. A partir da quinta fase, os confrontos serão em ida e volta.
Novas competições regionais
O calendário também prevê a criação de torneios regionais para fortalecer clubes da base da pirâmide do futebol brasileiro. A Copa Sul-Sudeste se juntará à Copa do Nordeste e à Copa Verde, sendo disputada em 10 datas, entre março e junho.
Equipes do Espírito Santo disputarão a Copa Centro-Oeste, enquanto os times que participarem de torneios da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) ficarão de fora das competições regionais.
Séries C e D terão mais clubes
A Série D terá ampliação imediata: passará de 64 para 96 equipes em 2026. Isso abrirá mais vagas para diversos estados, incluindo o Maranhão, que poderá beneficiar clubes como Sampaio Corrêa e Moto Club.
Na Série C, as mudanças serão graduais. Em 2026, o torneio seguirá com 20 times. A partir de 2027, a competição terá 24 clubes e, em 2028, 28 participantes. Com isso, o número de rebaixados subirá para seis, mesma quantidade de equipes que ascenderão da Série D.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.