kitesurfe

Iron Macho 2025, maior downwind do mundo, cruza seis estados e acaba no Maranhão

Evento internacional de kitesurfe, o Iron Macho 2025 percorre 1.852 km pelo Nordeste e será concluído em 30 de setembro, em Alcântara, no Maranhão.

Imirante Esporte

Atualizada em 27/09/2025 às 17h15
Kitesurfistas do Iron Macho 2025 chegam a Barra do Cunhaú, em Canguaretama (RN) (Divulgação / Stenio Queiroz)

SÃO LUÍS - A 13ª edição do Iron Macho 2025, maior downwind de kitesurfe do mundo, chegou na quinta-feira (27) ao litoral do Rio Grande do Norte, marcando uma das etapas mais aguardadas da expedição. O ponto de parada inicial no estado será Barra do Cunhaú, em Canguaretama, atraindo atletas e fãs do esporte.

VEJA MAIS 

VÍDEO: kitesurfista Bruno Lobo salva jovem de afogamento em praia de São Luís

Com mais de 50 kitesurfistas do Brasil, Argentina, Holanda e Canadá, a travessia começou em 1º de setembro, em Itamaracá (PE), e será concluída em 30 de setembro, em Alcântara, no Maranhão. Serão 1.852 quilômetros, ou mil milhas náuticas, de pura adrenalina, conexão com o mar e ventos favoráveis. A kitetrip percorre seis estados do Nordeste. 

Roteiro potiguar do Iron Macho

Durante a passagem pelo Rio Grande do Norte, o Iron Macho 2025 vai percorrer cenários famosos por sua beleza natural e ventos fortes:

Barra do Cunhaú (Canguaretama)

Natal

Maracajaú (Maxaranguape)

São Miguel do Gostoso

Urca do Minhoto (Guamaré)

Galinhos

Ponta do Mel (Areia Branca)

Esses pontos turísticos se transformam em palco para atletas e curiosos acompanharem manobras radicais e a resistência física dos competidores.

Origem do evento

Idealizado pelo empresário e kitesurfista cearense Marques Filho, 44 anos, o Iron Macho tem nome inspirado no Ironman, tradicional prova de triatlo. Segundo o criador, a expressão é uma homenagem ao jeito de falar típico do Ceará:

“Não tem absolutamente nada a ver com sexismo ou machismo. É uma brincadeira com o ‘cearensês’”, explica Marques.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.