Pan-Americano de Judô

Maranhenses conquistam medalhas no Pan-Americano Veteranos de Judô

Os maranhenses Marcelo Barbosa, Márcio Barbosa e Bonifácio conquistaram medalhas no México.

Imirante Esporte

Atualizada em 16/09/2025 às 15h10
Maranhenses conquistam medalhas no Pan-Americano Veteranos de Judô (Divulgação)

CANCÚN (MÉXICO) -No último fim de semana, entre os dias 12 e 14 de setembro, os irmãos Márcio e Marcelo Barbosa, além do também maranhense Bonifácio Júnior, representaram o judô maranhense e brasileiro no Campeonato Pan-Americano de Judô, realizado na cidade de Cancún, no México.

Os três atletas maranhenses representaram muito bem o judô local e alcançaram os seguintes resultados: Márcio Barbosa sagrou-se tetracampeão pan-americano, conquistando a medalha de ouro na categoria M5 66kg. Marcelo Barbosa ficou com a medalha de prata na categoria M5 73kg, e Bonifácio Júnior também conquistou a prata, na categoria M4 66kg.

Marco Leite, sensei da Academia Ação, onde os judocas treinam, destacou o feito, afirmando que desconhece outro maranhense com tantos títulos internacionais no judô:

“Mais uma grande conquista desse judoca fora da curva, que também é pentacampeão sul-americano e tricampeão mundial. Desconheço um maranhense com tantos títulos internacionais. Márcio, hoje, é a maior inspiração do judô maranhense como atleta.”

Marco também comentou a atuação de Marcelo Barbosa, considerando que ela foi digna de ouro, embora tenha sido superado no final da luta por um descuido:

“A luta de Marcelo foi digna de ouro. Houve apenas um descuido no final, que acabou custando a medalha de ouro, mas o desempenho foi excelente.”

Sobre Bonifácio, Marco fez questão de destacar sua superação após uma cirurgia recente no joelho:

“Bonifácio vem de uma cirurgia recente no joelho e, mesmo assim, se superou. Perdeu para um atleta bem mais experiente em competições internacionais.”

O sensei acredita que as conquistas dos veteranos são fonte de inspiração para os judocas mais jovens, servindo como exemplo e referência:

“O exemplo arrasta. Assim, creio firmemente que essas conquistas dos veteranos inspiram os judocas maranhenses mais jovens a acreditarem que também são capazes, tendo esses atletas como referência.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.