Futebol de Cegos

Maranhão terá time e medalhista paralímpico em Brasileiro

O torneio reúne os melhores atletas do Brasil e do mundo

Thiago Bastos / Imirante Esporte e Com informações da CBDV

Atualizada em 04/10/2024 às 15h38
Competição iniciará na próxima terça-feira (8) com cobertura do Imirante Esporte (Crédito: CBDV)

SÃO LUÍS - O Campeonato Brasileiro 2024 - Série A de futebol de cegos começa na próxima terça-feira (8), em São Paulo, e será disputado até o dia 13, com a final no Centro de Treinamento Paralímpico transmitida ao vivo pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) no YouTube – as semifinais e o jogo valendo bronze também serão exibidos.

O torneio reúne os melhores atletas do Brasil e do mundo. Nesta edição, virão participar jogadores de Argentina, Chile, Colômbia, Inglaterra, Itália e Peru. 

Da Seleção Brasileira que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, no início de setembro, estarão presentes todos os dez medalhistas: os goleiros Luan e Matheus Costa, o fixo Cássio, os alas Maicon, Tiago Paraná, Jefinho, Jonatan Felipe, Ricardinho e o pivô Nonato, além do maranhense Jardiel Soares, detentor de duas medalhas paralímpicas, sendo uma de ouro e outra de bronze. Jardiel está no elenco da Apace – Associação Paraibana de Cegos.

Escema representará o estado na tabela de classificação do torneio (Crédito: Escema Divulgação)

O Maranhão em agremiações será representado pela Escema - Escola de Cegos do Maranhão. O time está no grupo A, com Agafuc, INV de São Paulo e Uniace do Distrito Federal.

As equipes estão divididas em três chaves com quatro equipes cada e jogam entre si em turno único. Avançam às quartas de final as oito mais bem classificadas no geral, independentemente dos grupos a que pertençam.

Continua após a publicidade..

Caem para a Série B as três piores na classificação geral.

Maranhense Jardiel estará na competição por time da Paraíba (Crédito: Divulgação Pessoal)

Além disso, pela primeira vez na história da modalidade, um time de futebol tradicional participará da competição: o Corinthians faz sua estreia graças a uma parceria com o Maestro-PR, associação que já participa do calendário da CBDV desde 2018.

A primeira competição de futebol de cegos de caráter nacional foi disputada em 1986. Desde 2011, a modalidade é administrada pela CBDV. Na história, o ICB-BA (Instituto de Cegos da Bahia) é o maior vencedor, com sete conquistas.

A Agafuc-RS (Associação Gaúcha de Futsal para Cegos), a atual campeã, vem em seguida, com seis.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.