Nordeste tenta acabar com hegemonia do Sudeste no Beach Soccer

O Maranhão têm chegado muito perto do título nas dua últimas edições.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h34

SÃO PAULO - As seleções do Maranhão, Paraíba, Bahia e Sergipe chegam à Santos, litoral sul de São Paulo, com força máxima, na próxima semana (de 2 a 6 de novembro), para tentar a inédita conquista do Brasileiro de Beach Soccer.

As equipes nordestinas vêm demonstrando grande evolução nas últimas edições do torneio, mas ainda não conseguiram a tão sonhada conquista do título de melhor equipe do país.

Desde a quinta edição do torneio, no Ceará, em 2000, os nordestinos figuram entre as três primeiras colocações, apresentando um estilo de jogo bem diferente das outras equipes, que sempre contam com a presença dos craques da seleção brasileira. Nesse ano, o Rio Grande Norte ficou com a terceira colocação. No ano seguinte, em 2001, Sergipe jogava em casa e foi vice-campeão, seguido da Paraíba e do Rio Grande do Norte, respectivamente, terceiro e quarto colocados. Em 2002, foi a vez de Pernambuco subir ao pódio, garantindo a terceira colocação em Vitória (ES).

Na décima edição do Campeonato Brasileiro de Beach Soccer, que terá início no próximo dia 2, na praia do Gonzaga, Bahia e Maranhão concentram as maiores probabilidades de surpreender as equipes do sul. A seleção baiana garantiu a vaga para o Brasileiro ao sagrar-se campeã da Copa Nordeste, disputada em Salvador, no último mês de setembro e, por isso, chega como uma das fortes candidatos ao título.

Continua após a publicidade..

Já a equipe maranhense, além de ser a única do Nordeste que conta com um jogador da seleção brasileira (André Nascimento), tem apresentado boa regularidade nas últimas edições e pode surpreender.

O Maranhão conseguiu a terceira colocação em 2003 (São Bernardo do Campo-SP) e o vice, numa final muito disputada contra os paulistas, em 2004 (Vitória-ES), na qual marcou quatro gols em oito minutos, mas acabou perdendo o título por uma diferença de um gol.

Para Eurico Pacífico, presidente da Federação Maranhense de Beach Soccer, o objetivo para este ano é surpreender os favoritos. “Nosso time está treinando desde abril para esse campeonato e pretendemos representar bem o nosso Estado, pois sabemos a importância que o esporte tem por aqui”, disse Eurico, que utilizará a derrota na final do ano passado para motivar ainda mais seus atletas.

O X Campeonato Brasileiro de Beach Soccer tem o patrocínio de Banco Popular, Umbro, TAM e Campari. A realização é da Octagon Koch Tavares, organização da CBBS (Confederação Brasileira de Beach Soccer) e apoio da Prefeitura Municipal de Santos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.