Vitória do Papão!

Moto Club vence, dorme no G4 do Estadual e mantém Tuntum na zona de rebaixamento

Papão do Norte continua vivo na luta por classificação, e Leão dos Cocais se complica na luta para fugir da degola.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 12/04/2025 às 18h36
O Moto Club derrotou o Tuntum em partida disputada no Estádio Nhozinho Santos. (Ivan Santana / Moto Club de São Luís)

SÃO LUÍS - Moto Club e Tuntum se enfrentaram na tarde deste sábado (12), no Estádio Nhozinho Santos, em jogo atrasado da 12ª rodada do Campeonato Maranhense e que valia muito para as pretensões das duas equipes na temporada: enquanto o Papão do Norte ainda luta para avançar às semifinais do Estadual, o Leão dos Cocais briga para escapar do rebaixamento. Em um duelo nervoso, que contou com três expulsões, o Moto foi dominante, fez valer o fator casa, venceu o Tuntum por 2 a 0 e se mantém vivo na disputa pelo G4 do Maranhense.

Precisando da vitória a todo custo, o Moto Club foi para cima do Tuntum no começo de jogo no Nhozinho Santos. Mesmo lidando com a expulsão do atacante Jean, depois de um desentendimento com o zagueiro tuntunense João Victor, o Papão do Norte abriu o placar aos 27 minutos: após bela assistência do goleiro Allan Thiago, Vitinho driblou o goleiro Chicão e marcou a favor da equipe rubro-negra. Depois disso, foi a vez do Tuntum sofrer com duas expulsões, uma em cada tempo, e abrir caminho para um domínio ainda maior do Moto, que manteve o resultado sob controle e confirmou a vitória com um golaço de Luís Lipek, aos 42 minutos da etapa final.

Com esse resultado, o Moto Club reassume a quarta posição do Campeonato Maranhense, restando apenas uma partida para a equipe rubro-negra na fase classificatória. O Papão do Norte tem 20 pontos, um a mais que o quinto colocado Maranhão Atlético, que joga contra o IAPE na tarde deste domingo (13), no Estádio Castelão. Para permanecer no G4, o Moto terá que torcer por um tropeço do MAC nesse confronto. Já o Tuntum, que tem 13 pontos, permanece na zona de rebaixamento do Estadual, ocupando a sétima e penúltima posição.

O Moto Club encerra a sua participação na fase classificatória do Campeonato Maranhense em partida contra o Imperatriz, que será disputada no Estádio Frei Epifânio, com data e horário a serem confirmados pela Federação Maranhense de Futebol (FMF). O Tuntum, por sua vez, cumpre o seu último jogo atrasado no Estadual nesta terça-feira (15), às 19h, diante do Sampaio Corrêa, no Estádio Nhozinho Santos.

O jogo

Contando com o apoio da torcida rubro-negra no Nhozinho Santos, o Moto Club pressionou o Tuntum no começo de jogo. Logo aos cinco minutos, Vitinho teve uma boa oportunidade de abrir o placar para o Papão do Norte, mas o goleiro Chicão salvou o Leão dos Cocais. Pouco depois, aos 15, Vitinho teve nova chance após passe de Luís Gustavo, porém, não aproveitou a jogada.

Continua após a publicidade..

Aos 26 minutos, o Moto Club sofreu um duro golpe na partida com a expulsão do atacante Jean, após desentendimento com o zagueiro João Victor, do Tuntum. Quando parecia que o Leão dos Cocais iria equilibrar o jogo por ter um atleta a mais, o Papão do Norte surpreendeu e abriu o placar com um belo gol no Nhozinho Santos: aos 27 minutos, o goleiro Allan Thiago segurou uma cobrança de escanteio do Tuntum e mandou uma reposição perfeita para Vitinho, que ganhou da defesa adversária na velocidade, driblou o goleiro Chicão e fez o primeiro gol do Moto no jogo.

Além de abrir vantagem no placar, o Moto Club praticamente não sentiu a expulsão de Jean, já que Mateus Lima, do Tuntum, foi expulso aos 31 minutos, após jogar uma garrafa d'água em um integrante da própria comissão técnica do Leão dos Cocais. Novamente com o mesmo número de jogadores do adversário, o Moto controlou os avanços do Tuntum, que teve uma grande oportunidade aos 48, com Caio, mas Allan Thiago, atento, salvou a equipe rubro-negra.

Moto Club confirma vitória no segundo tempo

Animado, o Moto Club voltou para a etapa final disposto a encaminhar a vitória sobre o Tuntum no Nhozinho Santos. Aos cinco minutos, Luís Gustavo recebeu passe de Wesley, conseguiu a finalização, e Chicão fez mais uma defesa difícil. Já aos sete, Vitor Carvalho desviou cobrança de escanteio de Wesley, porém, Chicão estava atento para salvar o Leão dos Cocais mais uma vez.

Aos 21 minutos, o Tuntum sofreu com a expulsão de Leandro e ficou com apenas nove atletas em campo, facilitando o trabalho do Moto Club, que controlou qualquer possibilidade de reação da equipe visitante e foi ao ataque em busca do segundo gol. 

Após desperdiçar algumas chances na reta final do confronto, o Moto Club fechou o placar aos 42 minutos, com Luís Lipek, que encontrou espaço na entrada da grande área e acertou um belo chute, no ângulo esquerdo de Chicão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.