FORTALEZA - O Maranhão Atlético teve pela frente um dos seus maiores desafios na fase de grupos do Campeonato Brasileiro Série D na noite desta quarta-feira (14): encarar o Ferroviário, dono da melhor campanha da Quarta Divisão e líder isolado do Grupo 2, que contava com o apoio de seu torcedor no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. O MAC até tentou fazer um jogo equilibrado fora de casa, entretanto, o Ferrão teve uma ótima atuação e venceu a equipe maranhense por 3 a 1, em partida válida pela oitava rodada da fase de grupos.
Disposto a encerrar a série invicta do Ferroviário na Série D, o Maranhão Atlético foi ao ataque no primeiro tempo e teve boas chances para abrir o placar, porém, a equipe cearense freou os avanços do MAC e ainda abriu o placar aos 40 minutos, com o zagueiro Alisson. Animado com a vantagem, o Ferroviário foi mais agressivo no segundo tempo e encaminhou a vitória com um gol contra de Rafael e outro de Deysinho, aproveitando rebote em pênalti desperdiçado por Mattheus Silva. Maicon, já na reta final do duelo no Presidente Vargas, ainda diminuiu o prejuízo do MAC, mas a reação parou por aí.
Com a derrota em Fortaleza, o Maranhão Atlético chegou a três partidas consecutivas sem vencer na Série D e caiu para a quarta posição do Grupo 2, com os mesmos 10 pontos do quinto colocado Atlético Cearense, mas levando vantagem no saldo de gols. O Ferroviário, por sua vez, disparou na primeira colocação da chave, com 22 pontos, e está com a classificação encaminhada para a segunda fase da Quarta Divisão.
Os próximos compromissos de Maranhão Atlético e Ferroviário na fase de grupos da Série D estão marcados para sábado (17). Enquanto o Quadricolor encara o Caucaia às 16h, no Estádio Castelão, em partida com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte, o Ferroviário enfrenta o Parnahyba a partir das 19h, no Estádio Pedro Alelaf, em Parnaíba.
O jogo
Com apenas um minuto de partida, o Maranhão Atlético desperdiçou uma grande oportunidade de abrir o placar no Presidente Vargas: após bela jogada individual, Fabrício deu um passe na medida para Rafael, que finalizou na pequena área e mandou a bola para fora. A resposta do Ferroviário veio aos 10, em cobrança de falta de Abner, que parou em uma grande defesa de Moisés.
Tentando impor seu estilo diante do Ferroviário, o Maranhão Atlético chegou novamente com perigo aos 19 minutos, com Vander recebendo passe de Cavi, arriscando o chute e mandando a bola pela linha de fundo. A equipe cearense, por sua vez, quase marcou o primeiro gol aos 21: Marconi arriscou de longe, e Moisés fez a defesa em dois tempos.
Com dificuldades para passar pela marcação do Maranhão Atlético, o Ferroviário apostou nos cruzamentos para a grande área e conseguiu abrir o placar no Presidente Vargas. Aos 40 minutos, a zaga do MAC não conseguiu afastar um levantamento, e a bola sobrou para o zagueiro Alisson, que finalizou bem, sem chances para Moisés. O Maranhão ainda tentou o empate antes do intervalo, mas o chute cruzado de Franklin, aos 45, foi para fora.
Continua após a publicidade..
Ferroviário deslancha e confirma vitória em casa
Animado com a vantagem obtida no primeiro tempo, o Ferroviário se lançou todo ao ataque na etapa final e não demorou a marcar o segundo gol. Aos cinco minutos, Mattheus Silva tentou o cruzamento para a pequena área, e Rafael, na tentativa de afastar o perigo, marcou gol contra. Sem diminuir o ritmo, o Ferrão voltou a assustar aos 16 minutos, com Kiuan, que foi lançado por Mattheus Silva, desviou de cabeça e mandou a bola para fora.
Com a vitória encaminhada, o Ferroviário ainda conseguiu um pênalti a seu favor aos 22 minutos, após Kiuan passar por Maicon e ser derrubado por Moisés na grande área. Mattheus Silva acertou a trave na cobrança, porém, Deysinho estava atento ao rebote e mandou a bola para o gol. No prejuízo, o Maranhão só conseguiu uma boa jogada aos 30: Ronald foi lançado por Franklin e cabeceou fraco, para defesa tranquila de Douglas Dias.
Satisfeito com o placar, o Ferroviário recuou, e o Maranhão Atlético aproveitou o momento para marcar o seu gol aos 37 minutos: após levantamento de Filipe Ramon, Maicon apareceu bem na grande área, cabeceou firme e diminuiu o placar pelo Quadricolor. O MAC continuou no ataque até o final, porém, não teve forças para ampliar a reação: Ronald arriscou o chute aos 48, a bola bateu na defesa, e Douglas Dias, bem posicionado, fez a última defesa da partida.
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIO: Douglas Dias; Wesley (Andrezinho), Alisson, Éder Lima e Mattheus Silva; Lincoln, Vinícius Paulista (César Sampaio), Marconi (Matheus Lima) e Deysinho; Abner (Thiaguinho) e Bruno Gonçalves (Kiuan). Treinador: Paulinho Kobayashi
MARANHÃO ATLÉTICO: Moisés; Franklin, Leone, Maicon e Gabriel Fontes (Rodriguinho); Cavi (Bedeu), Vander, Ronald e Jorge (Capote); Fabrício (Filipe Ramon) e Rafael (Daniel Passira). Treinador: Zé Augusto
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte