SÃO LUÍS - Em contagem regressiva para a comemoração dos 100 anos de fundação, o Sampaio Corrêa iniciou oficialmente a temporada de 2023 na noite desta quarta-feira (11), diante do IAPE, em partida válida pela rodada de abertura do primeiro turno do Campeonato Maranhense e disputada no Estádio Nhozinho Santos. Determinado a conquistar o tetracampeonato estadual, o Tubarão teve dificuldades para passar pela forte marcação do Canário da Ilha, mas conseguiu a vitória por 1 a 0 nos últimos minutos de jogo e fez a festa no reencontro com a torcida tricolor.
Leia também:
Eloir se emociona ao marcar gol da vitória do Sampaio Corrêa em retorno ao Nhozinho Santos
Felipe Conceição elogia atuação do Sampaio Corrêa contra o IAPE: "Cresceu durante o jogo"
Fernando Sarney participa da abertura do Campeonato Maranhense 2023
Gustavo Rodrigues, lateral do IAPE, sofre fratura na tíbia
Mandante da partida, o IAPE conseguiu equilibrar as ações contra o Sampaio Corrêa nos primeiros 20 minutos de jogo e chegou até a acertar o travessão com Pedro Vitor, em lance que a arbitragem marcou impedimento. Depois disso, a Bolívia Querida teve maior posse de bola e acumulou chances de gol, principalmente no segundo tempo, mas o ataque tricolor não estava em uma noite das mais inspiradas. Quando o empate parecia certo no Nhozinho Santos, brilhou a estrela de um ídolo do Sampaio: Eloir, que entrou no decorrer da partida, aproveitou sobra de bola em um chute de Pimentinha aos 50 minutos, finalizou com categoria e decretou a vitória do Tubarão.
Com a vitória no Nhozinho Santos, o Sampaio Corrêa somou seus três primeiros pontos no Campeonato Maranhense e está na segunda colocação do Grupo A. A liderança da chave é do Chapadinha, que também chegou aos três pontos após vencer o Pinheiro por 3 a 2, mas leva vantagem sobre a Bolívia Querida no número de gols marcados. Já o IAPE, sem pontos, encerra a primeira rodada do Estadual na última colocação do Grupo A, por ter menos gols pró que o Pinheiro.
Sampaio Corrêa e IAPE voltam a campo pelo Campeonato Maranhense em partidas marcadas para a tarde deste sábado (14). Enquanto a Bolívia Querida enfrenta o Chapadinha a partir das 15h30, no Estádio Castelão, o Canário da Ilha recebe o Pinheiro em duelo que começa às 16h, no Estádio Nhozinho Santos. Os dois confrontos terão cobertura completa do Imirante Esporte.
O jogo
Continua após a publicidade..
Determinado a surpreender o Sampaio Corrêa, o IAPE conseguiu a primeira finalização aos 50 segundos de partida: após cobrança de falta de Athirson, o zagueiro Gustavo Costa se antecipou aos defensores da Bolívia Querida e desviou a bola, que saiu pela linha de fundo. Com dificuldades para encontrar espaços na defesa do Canário da Ilha, o Sampaio só levou perigo aos 16 minutos, após Matheus Martins receber passe de Maurício na entrada da grande área e chutar forte, por cima do gol.
Após as primeiras tentativas no ataque, IAPE e Sampaio Corrêa diminuíram um pouco o ritmo, e o jogo se concentrou em disputas no meio-campo. Em um dos raros momentos de liberdade no ataque, o Canário da Ilha chegou perto de abrir o placar: aos 21 minutos, Pedro Vitor foi lançado por Deylon na grande área, conseguiu a finalização e acertou o travessão. A arbitragem, porém, marcou impedimento na trama ofensiva do IAPE.
Na reta final do primeiro tempo, o Sampaio Corrêa assumiu o domínio das ações e deixou o IAPE preso em seu campo de defesa. Maurício, aos 36 minutos, recebeu passe na entrada da área, soltou o chute forte e quase acertou o ângulo esquerdo de Wenderson. Pouco depois, aos 42, a Bolívia Querida perdeu sua melhor oportunidade: após lançamento longo, Pimentinha invadiu a grande área, bateu colocado, a bola bateu na zaga do IAPE e sobrou limpa para Vinícius Alves, que, sozinho, mandou longe do gol.
Pressão do Sampaio Corrêa surte efeito nos acréscimos
Assim como na etapa inicial, o IAPE foi o responsável pela primeira finalização no segundo tempo. Com apenas um minuto, Deylon cortou a marcação do Sampaio Corrêa e bateu forte, para fora. A resposta do Tubarão veio aos cinco minutos, com Pimentinha, que arriscou a finalização na grande área e viu a bola passar por cima do gol de Wenderson.
Sofrendo para segurar a bola no campo de ataque, o IAPE recuou suas linhas, esperando um erro da defesa do Sampaio Corrêa, que, por sua vez, foi para cima em busca do primeiro gol. Aos 31 minutos, a Bolívia Querida desperdiçou mais uma chance: após bela jogada pela esquerda, Eloir mandou um passe rasteiro para pequena área, mas Nadson e Vinícius Alves se atrapalharam em um bate-rebate e não conseguiram desviar a bola para o gol.
Os minutos finais foram marcados pela intensa pressão do Sampaio Corrêa, diante de um IAPE focado em segurar o empate a todo custo. Aos 44, Gabriel Silva recebeu passe na grande área e chutou forte, parando em grande defesa de Wenderson. Pouco depois, aos 47, Pimentinha rolou para Mateus Ludke chegar chutando na grande área e mandar a bola para fora. De tanto insistir, o Sampaio foi premiado aos 50: após ser lançado por Nadson na grande área, Pimentinha tentou o chute cruzado, a bola sobrou para Vinícius Alves, que foi travado pela zaga do IAPE, e depois caiu nos pés de Eloir, que bateu para o gol vazio e se tornou o herói da vitória da Bolívia Querida.
FICHA TÉCNICA
IAPE: Wenderson; Guilherme Rocha, Gustavo Costa, Alisson e Gustavo Rodrigues (Brenno); Pedro Guilherme, Athirson (Naôh), Théo e Luís Vinícius; Deylon e Pedro Vitor (Netinho). Treinador: Celinho Valentim
SAMPAIO CORRÊA: Luiz Daniel; Yann (Mateus Ludke), Joécio, Allan Godói e Pará (Vitinho); Wesley Dias, Maurício (Eloir) e Rafael Vila (Nadson); Pimentinha, Matheus Martins (Gabriel Silva) e Vinícius Alves. Treinador: Felipe Conceição
Saiba Mais
- Campeonato Maranhense mantém fórmula de disputa para 2025
- Real Codó bate o São Luís e conquista acesso inédito no Campeonato Maranhense
- Seleção do Campeonato Maranhense 2024 é dominada por Maranhão Atlético e Sampaio Corrêa
- Decisão: Ouça o gol de Maranhão 0 x 1 Sampaio
- Sampaio Corrêa vence mais uma vez o Maranhão Atlético e é o campeão maranhense de 2024
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte