SÃO LUÍS – De um povoado da cidade de Araioses (409 km de São Luís), o Baixão da Faveirinha, e o sonho de um adolescente apaixonado pelo Sampaio Corrêa, surgiu o Sampaio Araioses, time de futsal atual campeão estadual e campeão da Taça Brasil – 2ª divisão, título que deu ao Maranhão uma vaga na principal competição da modalidade no país. Quando o presidente do clube, Ezequiel França, resolveu realizar o sonho do filho, com o time criado apenas para pequenas competições, ele não imaginou onde chegaria essa “brincadeira”. Hoje o “Tubarão das Quadras” é referência no futsal brasileiro, mas ainda sofre com alguns problemas, como falta de apoio e estrutura, tipo a falta de uma quadra para treinar, só para ficar no exemplo mais triste.
Atual campeão do Campeonato Maranhense e vice-campeão da Copa do Nordeste, o Sampaio Araioses venceu a Taça Brasil – 2ª divisão de futsal adulto e levou o Maranhão ao principal campeonato de futsal do país, a Taça Brasil, o campeonato brasileiro da modalidade. O Sampaio vai disputar a Copa do Brasil no ano que vem, por ser o campeão Estadual. E a vaga na Taça Brasil ficará com o campeão do próximo Estadual.
Pois bem, mesmo com todo esse bom desempenho, como na Taça Brasil – 2ª divisão, que o time do Sampaio Araioses teve 100% de aproveitamento e liderou em todos os quesitos técnicos a competição, manter a equipe ainda é um trabalho árduo para Ezequiel França, presidente do clube, que se orgulha de contar a história.
“O time era um sonho do meu filho. Ele tinha o sonho de ter um time chamado Sampaio, ele é fã do Sampaio. Aí a gente foi na brincadeira fazendo isso, jogando campeonatos de areia, depois fomos para o futsal. E hoje nós estamos aí, com uma proporção grande. Jogando a final da Copa do Nordeste, com a ajuda de pessoas que confiam no nosso trabalho. Até gente de Brasília, de empresas grandes, ajudam a gente com o transporte”, contou Ezequiel, lembrando o início e lamentando as dificuldades.
Segundo Ezequiel, o Sampaio Araiosense não tem nenhum apoio do poder público, apenas de algumas empresas privadas. Ele conta que o time não tem uma quadra para treinar em Araioses. A equipe se prepara para as competições na cidade de Magalhães de Almeida, ou em Parnaíba, cerca de 90 km da sede da equipe.
“A nossa dificuldade maior é não ter parceiros no poder público. A gente não pode ficar esquecido, queríamos também ser olhados com bons olhos, a gente não pode ficar esquecido. Não se pode ficar focado em apenas um clube. Porque as vezes dá vontade até de parar. Infelizmente, por falta de incentivo. A gente não ainda não parou por causas das pessoas que estão com a gente”, disse o dirigente.
Com muitas dificuldades, o Sampaio Araiosense segue na batalha para entrar nas disputas das principais competições do país e Ezequiel segue acreditando, lembrando que a cidade de Araioses é apaixonada pelo futsal.
“Quero agradecer a Deus primeiramente. Aos nossos atletas, que deixaram suas famílias para vir para cá. Um foco total. Quero agradecer a toda minha comunidade, ao povo de Araioses, que é apaixonado pelo futsal, pelo futebol de areia. A agradeço também ao povo de Baixão da Faveirinha, que ainda não tem uma quadra, um dia vamos conseguir”, encerrou Ezequiel.
Continua após a publicidade..
SAMPAIO ARAIOSES
Taça Brasil – 2ª divisão – Campeão
Copa Nordeste 2021 – 2º lugar
Maranhense 2020 – Campeão
Copa Norte 2019 – campeão
Maranhense 2018/2019 – 2ª lugar
Copa Norte 2017 – 2ª lugar
Saiba Mais
- São Luís receberá em novembro a Copa Brasil de Futsal de Surdos 2024
- Araioses Futsal empata com o Simão Dias e está fora da Copa do Nordeste
- 2 de Julho é derrotado pelo Jandaíra e se despede da Copa do Nordeste de Futsal
- Sampaio se recupera e vence time do Piauí com golaços
- Em dia ruim para o Maranhão, Sampaio Araiosense estreia com derrota
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte