SÃO LUÍS - Treze instituições sociais de São Luís foram beneficiadas ontem com a entrega de mais de 4 toneladas de alimentos não perecíveis arrecadados durante os últimos jogos do Maranhão Basquete na Liga de Basquete Feminino (LBF) em São Luís. A arrecadação de alimentos foi feita por meio de uma parceria firmada entre o Maranhão Basquete e o programa Mesa Brasil, desenvolvido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), no qual os ingressos das partidas eram trocados por 1 kg de alimentos não perecíveis, posteriormente distribuídos a instituições e entidades de São Luís. A ação tem a parceria do Sistema Mirante.
Durante toda a temporada da Liga de Basquete Feminino em São Luís, foram arrecadados 13.714 kg de alimentos não perecíveis, que foram doados às 76 instituições atendidas pelo programa Mesa Brasil no Maranhão, ao longo dos dois anos de parceria entre o Maranhão Basquete e o Sesc. Segundo a coordenadora estadual do programa, Soraya Aguiar, a importância desse tipo de iniciativa só tem a beneficiar diversas entidades, que sobrevivem quase que inteiramente de doações.
“Para nós, é superimportante essa ação, que acontece pelo segundo ano consecutivo. Nós atendemos uma demanda muito grande de entidades, então essas doações são fundamentais. Essa é uma ação solidária que visa à promoção da cidadania e à melhoria da qualidade de vida das pessoas atendidas por essas entidades”, destacou Soraya Alencar.
Ontem, treze instituições de caridade foram contempladas, entre elas a Escolinha Renascer para o Futuro, União de Moradores do Bairro São Cristóvão, Creche Cantinho da Criança, Creche Bom Jesus dos Aflitos, Escola Comunitária Cândido Xavier, Instituto Socioeducacional Jesuína, Casa de Davi, Creche Escola Nossa Senhora das Graças, Comunidade Espírita Francisco de Assis, Clube das Mães Tereza Murad, Escola Comunitária Centro Educacional São Marcos e Brincando e Aprendendo.
Satisfação
Esse lado social promovido pelo esporte e, sobretudo, pela equipe do Maranhão Basquete é motivo de satisfação e alegria entre as jogadoras do time. De acordo com a jogadora Iziane Castro, um dos principais nomes da LBF, o sucesso da iniciativa se deve, principalmente, à participação massiva do público durante os jogos. “Na primeira temporada, quando ficamos sabendo que não poderia haver venda de ingressos, nós pensamos nessa iniciativa de troca e fizemos a parceria com o Sesc. O sucesso de público não poderia ter outro resultado a não ser esse, essa quantidade de alimentos que arrecadamos. Ficamos muito satisfeitas e o mérito sempre vai ser do público, que participou ativamente e ajudou muito nessa temporada”, destacou a jogadora.
Os representantes das entidades agraciadas com as doações, como Maria Odete Lima, presidente da União de Moradores do Bairro São Cristóvão, agradeceram a iniciativa, ressaltando que ela deve se repetir, pois só ajuda as instituições. “Nós atendemos mais de 350 pessoas, entre crianças, jovens e idosos, e essas doações não poderiam ter vindo em melhor hora. Agradecemos realmente, de todo o coração, pois a necessidade é muito grande”, afirmou Maria Odete Lima.
Mais
O Maranhão Basquete é patrocinado por Gatorade e tem o apoio do Governo do Estado do Maranhão, Sistema Mirante, Academia Estação Saúde, Bus Transportes, Hotel Praia Mar e Federação Maranhense de Basquete.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.