Basquete

FMB quer trazer Copa Brasil Feminina de Basquete para SL

Federação vai pleitear competição em solo maranhense. Beto Sports estará na disputa.

Paulo de Tarso Jr./Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

SÃO LUÍS – O Maranhão está na disputa para sediar, entre os meses de outubro e novembro, a fase regional da 1ª Copa Brasil Adulta Feminina de Clubes, competição que será promovida pela Confederação Brasileira Basketball (CBB). A informação foi confirmada pelo diretor-técnico da Federação Maranhense de Basquete (FMB), Hermílio Nina.

De acordo com Nina, a FMB deve encaminhar, na semana que vem, ofício à CBB pleiteando sediar a disputa regional da Copa Brasil. Caso seja aceito o pedido, São Luís receberá a competição que deverá reunir equipes do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Piauí e Roraima. O campeão da disputa regional se classifica para a Supercopa Brasil.

“Acho que a gente precisa trazer eventos deste nível para cá. Por isso, vamos preparar uma proposta para sediar a competição. Acho que é muito mais interessante trazer o torneio para São Luís porque aqui, todos já sabem que tem público para prestigiar o evento. A Liga de Basquete Feminino (LBF) prova isso”, declarou o diretor-técnico da CBB.

A intenção é realizar os jogos no Ginásio Castelinho, que tem capacidade para 6 mil torcedores. A princípio, apenas a equipe do Beto Sports/Maranhão Basquete representará o Estado na fase regional da Copa Brasil. Técnico da equipe, Betinho Lima afirmou que o time será formado, basicamente, por “pratas da casa”.

“Vamos usar atletas daqui do Estado, todas pratas da casa. No entanto, a gente poderá reforçar com uma ou duas atletas de fora para fazer um time mais forte”, declarou o treinador.

Ainda de acordo com Betinho, conquistar bons resultados na fase regional é algo real. “Tendo em vista ser uma fase regional, a nossa perspectiva é muito boa. Acho que o primeiro passo é começar a treinar para representarmos bem o Estado”, completou.

De acordo com o regulamento da competição, as campeãs das cinco fases regionais e mais três equipes escolhidas por critério técnico se classificam para a Supercopa Brasil, de 26 a 30 de novembro. O local da disputa final ainda não foi definido pela CBB.


Na Supercopa Brasil, a CBB será responsável por 12 passagens aéreas e hospedagem e alimentação para 12 pessoas, pagamento das taxas de arbitragem e estatísticos, além da premiação (troféus e medalhas) para as três primeiras colocadas. Já na Copa Brasil, a CBB arcará com as taxas de arbitragem e dos representantes e a premiação (troféus e medalhas).


Copa Brasil – Fase Regional

Região Centro-Oeste: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins
Região Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe

Região Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Piauí e Roraima

Região Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo

Região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.